Artigo | edição 6 | Setembro-Dezembro de 2009 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Texto completo: html | pdf | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Palmas Virtual: o autoengano da inclusão digital |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Adriana Santos, Kelinne Guimarães e Maiara Silva |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O artigo apresenta uma perspectiva sociológica e comunicacional-tecnológica acerca de aspectos das mudanças na sociedade como conseqüência do surgimento de um novo modelo econômico e da modernização da comunicação, mostrando a influência das novas tecnologias, como a Internet, na transformação da sociedade para o que alguns teóricos chamam de “sociedade da informação” ou “sociedade do conhecimento”. A partir do objetivo de estudar os projetos em desenvolvimento na cidade, os resultados possibilitam uma reflexão sobre a eficácia dos projetos de inclusão digital, em particular sobre Palmas Virtual, implantado na cidade de Palmas (TO). |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tecnologias, sociedade do conhecimento, inclusão digital, Internet. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Adriana Cristina Omena dos Santos é publicitária e doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Kelinne Oliveira Guimarães e Maiara Sobral Silva são alunas de iniciação científica, graduandas do 5º período do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT). |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
voltar | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||