Artigo | edição 8 | Julho-Dezembro de 2010
Texto completo: html | pdf
 
A entrevista no telejornalismo e no documentário: possibilidades e limitações
 
Christina Ferraz Musse & Mariana Ferraz Musse
 
Resumo:
   
A entrevista como estratégia de construção da verdade na narrativa telejornalística e documental. Os diversos tipos de entrevista. A relação entre o entrevistador e o entrevistado, o documentarista e o documentado. O dito e o não-dito. Os espaços da objetividade e da subjetividade na representação do real. Verdade e ficção. A fala e o silêncio. A memória e o tempo presente. A aproximação com o personagem narrado. A produção do personagem. A dramatização da narrativa.
Palavras-chave:
   
  Entrevista, telejornalismo, documentário, verdade, narrativa.
O autor:
 
 
Christina Ferraz Musse é coordenadora do curso de Comunicação Social Diurno da UFJF; membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF; coordenadora do projeto de pesquisa "Televisão e Imaginário Urbano: as narrativas da cidade no espaço dos telejornais", financiado pela Fapemig.

Mariana Ferraz Musse é graduanda do curso de Comunicação Social Diurno da UFJF; bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa "Televisão e Imaginário Urbano: as narrativas da cidade no espaço dos telejornais", coordenado pela professora doutora Christina Ferraz Musse.

 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar