Artigo | edição 9 | Janeiro-Junho de 2011 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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O cinema em quatro momentos da produção cronística de Graciliano Ramos |
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Thiago Mio Salla |
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Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O presente artigo procura examinar quatro momentos distintos da trajetória cronística de Graciliano Ramos, nos quais o autor alagoano enfocou diferentes aspectos da experiência cinematográfica: em 1915, ainda no começo de seu trabalho jornalístico, ele teceu um panorama do cinema na efervescente capital carioca; no início da década de 1920, criticou a falta de decoro dos espectadores e a precariedade de uma sala de exibição localizada no interior alagoano; em 1938, louvou e reprovou determinados aspectos do filme Descobrimento do Brasil (1937), de Humberto Mauro; e, nos 1940, em registro memorialístico, revelou como a chegada da arte cinematográfica no sertão teria posto fim ao teatro amador. A análise específica de cada um desses textos permite descobrir facetas pouco conhecidas da relação entre o romancista e a sétima arte, bem como trazer novos elementos para o exame da interface entre cinema e literatura no Brasil. |
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Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Graciliano Ramos, cinema, literatura brasileira. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
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Doutor em comunicação social (ECA-USP), bacharel em letras (FFLCH-USP) e em jornalismo (ECA-USP). |
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