CELEBRAÇÃO DO LUGAR COMUM

Por Leonel Alvarado.

Para estudar uma outra língua é preciso se arregaçar as mangas. Nenhum verbo dá seu segredo sim trabalho, e a gramática faz tudo o possível por não compartilhar seus mistérios. Mas, de fato, muitas coisas da nossa vida têm essas qualidades. Por exemplo, inclusive atravessar a rua tem jeito e precisa de dedicação e concentração.
Talvez plantar um grão do milho seja tão importante como escrever um livro, e igualmente difícil porque conseguir esse grão pode representar muito trabalho. Cada vez que eu caminho perto do pasto recém cortado e sinto o cheiro (um cheiro que adoro) lembro de aqueles versos: “Mas o cansaço dos trabalhadores que cortaram a erva é tão grande quanto o universo”.
Esses trabalhadores, o aluno estrangeiro, o escritor e o plantador de grãos se arregaçaram as mangas para fazer alguma coisa que possivelmente teve um impacto, pequeno ou grande, no universo.

Leonel Alvarado é Professor-Associado da Escola de Humanidades, Mídia e Comunicação Criativa na Massey University (Nova Zelândia).