EXPERIMENTAÇÃO_

Por Wilton Garcia.
wiltongarcia.com.br.

O Projeto expositivo de intervenção estética Afroqueer + Plural (2021), com curadoria do Prof. Dr. Luciano Maluly, foi realizado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [ECA-USP], no dia 24 de junho, e na Faculdade de Tecnologia [Fatec] Itaquaquecetuba do Centro Paula Souza [CPS], no dia 30 de agosto.

Como atividade de extensão universitária, essa prática educativa questiona competências e habilidades exigidas profissionalmente no mundo do trabalho.

A parceria entre as referidas Instituições de Ensino Superior (IES) promove a produção de conhecimento, em prol da melhora na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Sem dúvida, os docentes envolvidos estabelecem vínculos colaborativos com trocas de informações, cujas oportunidades fomentam os processos de ensino-aprendizagem de ambas IES. É uma intervenção gráfica na parede, em grande escala.

Ao gerar ambientes criativos de arte, cultura e informação para a comunidade, o papel da educação experimenta a realidade, (de)marcada de confrontos paradoxais e de contradições entre verdade e existência para ativar a produção de conhecimento. Dessa maneira, conhecer requer aproximar, experimentar além de, consequentemente,
avaliar, examinar e eleger tal aproximação como vantagem competitiva. É estar ciente de determinado contexto e/ou situação, em que se reconhece a experiência criativa.

Do ponto de vista da experimentação, o processo criativo agencia/negocia experimentações artísticas, poéticas e estéticas de consumo e desenvolvimento sustentável, preocupado com o gesto inclusivo de qualquer proposta criativa. Aqui, experimentar é a palavra de ordem para estimular ações que ressaltam valores dinâmicos que (re)dimensionam criatividade, flexibilidade e versatilidade. Por isso, essas experimentações (re)equacionam estratégias discursivas (visuais) no processo criativo, em evidência, colocando em xeque alguns enfrentamentos da sociedade contemporânea, como o debate a respeito do meio ambiente.

Nesse contexto, Afroqueer + Plural relaciona desenho e pintura desenvolvidos em uma montagem irregular de cores e formas eleitas no momento efetivo. Aqui, experimentações poéticas abordam a diversidade e a sustentabilidade no (re)uso de materiais. O enfoque seria, então, observar texturas e ondulações espaciais dos
materiais reciclados, a compor resultantes criativas, impactando o contexto expositivo.

Wilton Garcia é artista visual, Doutor em Comunicação pela USP, Pós-Doutor em Multimeios pela Unicamp, é Professor da Fatec Itaquaquecetuba/SP