(F.D.P.) FUTEBOL CLUBE

Por Leonel Alvarado.

No andar 4, Bloco B, o Fluminense é um time filho da puta, mas no andar 8, Bloco C, o filho da puta é Botafogo.
Cada time é um filho da puta em potential, tudo depende do andar e do Bloco. Essa é a filosofia dos meus vizhinos, que expressam seus pontos de vista cada vez que seu time faz ou perde um gol. Durante o jogo, as janelas ficam abertas, prontas a comunicar o nome do filho da puta desse momento.

Esta conversa barulhada acontece várias noites durante a semana, e assim eu descubro o resultado.
Imagino um dia em que haja muitos jogos ao mesmo tempo. John Cage adoraria essa sinfonia de palavrões jogada numa infinidade de janelas. Todo o prédio seria uma orquestra gigantesca interpretando uma peça que subiria e desceria, cheia de tonalidades, repetindo as mesmas três palavras.

Eu pagaria para ouvir isso e possivelmente gritaria o nome do meu próprio time filho da puta!

Leonel Alvarado é Professor-Associado da Escola de Humanidades, Mídia e Comunicação Criativa na Massey University (Nova Zelândia).