QUEM MATOU A?

Por Leonel Alvarado.

Pergunta aberta e fechada, cheia e vazia.

Brasil adora essa pergunta. Os emperadores adoravam essa pergunta. Os bandeirantes adoravam essa pergunta. Os escravistas das plantações de cana e de cacau adoravam essa pergunta. O ano 1964 adorou essa pergunta, e os anos 66, 67, 68 e tantos outros anos ficaram apaixonados por ela.

Os muros do Rio adoram essa pergunta. O dia 14 de março de 2018 adorou essa pregunta, e também outros días que continuam a perguntar com a boca aberta e vazia.

Outras bocas sabem a resposta, mas entanto não respondem, os muros e a história do Brasil continuaram a ser preenchidos com perguntas cheias e fechadas.

Tanta vida e tanta morte cabem nessas três palavras. Como essa língua pode carregar o peso de tanto sangue?

Leonel Alvarado é Professor-Associado da Escola de Humanidades, Mídia e Comunicação Criativa na Massey University (Nova Zelândia).