Professor Dennis de Oliveira debate “Racismo Estrutural” no Sintusp (16 de agosto)

A Secretaria de Negras, Negros e Combate ao Racismo do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) convida para a apresentação do livro “Racismo Estrutural: uma perspectiva histórico-crítica”, obra escrita pelo professor Dennis de Oliveira (ECA-USP), no dia 16 de agosto de 2023, a partir das 11 horas no Sintusp (Av. Professor Almeida Prado, 1362, no bairro do Butantã, na capital paulista).

Após a apresentação do livro, o professor do CJE participará de uma roda de conversas com as trabalhadoras, trabalhadores efetivos e terceirizados, estudantes e professores os desafios da luta anti-racista e anti-capitalista dentro e fora da USP.

Dennis de Oliveira é jornalista, professor de Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, pesquisador na área de cultura popular e movimentos sociais, Coordenador científico do CELACC (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação) e pesquisador do IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP, ativista do movimento negro e militante da Rede Antirracista Quilombação. É organizador e autor de vários trabalhos importantes sobre a luta negra e um dos responsáveis por difundir e valorizar a obra de Clóvis Moura no Brasil.

Um almoço africano que será servido no próprio Sintusp às 12h30. Os almoços africanos são uma forma de conhecer parte da riquíssima cultura dos povos africanos através da sua culinária que é tão desconhecida graças ao racismo e as consequências atuais da colonização e opressão. Os almoços são feitos com muito cuidado e dedicação por trabalhadoras da própria USP e integrantes da Secretaria de Negros do Sintusp como forma de fortalecer a nossa formação, socialização e organização para lutar contra o racismo dentro e fora da universidade.