JAIR BORIN CONTRA O LOBBY NO JORNALISMO BRASILEIRO

Eterno professor Jair Borin

Os principais portais jornalísticos brasileiros mantiveram em destaque um repleto número de textos alimentados por declarações de um sujeito ofensivo à democracia brasileira e por dados distribuídos pelas agências ligadas ao atual chefe de um conhecido país vizinho.

O interesse de ambos é o de colocar, em evidência, as suas ações, como forma de recuperar o prestígio no mundo dos negócios e da política, respectivamente.

E olha que esses senhores estão conseguindo plantar informes publicitários e propagandas políticas gratuitamente, sem contestação dos editores sobre a factualidade desse conteúdo.

Com seu negócio de mídia em decadência, o tal também vendedor de carros (que promete modificar a indústria mundial com inovações e possíveis ganhos ambientais) conseguiu substituir o nome da sua empresa para uma letra em CAIXA ALTA, atraindo os seguidores de um discurso do vale tudo em prol da liberdade de expressão, especialmente daqueles que usam a força para destruir o equilíbrio social em benefício próprio.

Já o atual mandatário do simpático país vizinho revela uma nova nação repleta de dados com exaltações ao rápido avanço econômico (mesmo que a realidade seja contrária a esse discurso). Repete-se uma história latino-americana baseada em números e no triste distanciamento entre ricos e pobres. Nesse patamar, vale se aproximar dos poderosos estrangeiros e, ao mesmo tempo, atacar os adversários contrários à exploração.

A apuração é fundamental ao jornalismo de qualidade e parece que esses dados deixaram de ser checados, ou melhor, investigados. Sendo assim, esses textos não podem ser enquadrados como desinformação ou fake news, porque eles existem e foram produzidos por gente perigosa que conhece e, muito, o processo de comunicação.

Até quando os nossos editores deixarão se enganar?

Relembrando as aulas sobre Media-criticism do jornalista e professor Jair Borin (1942-2003) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo:

Seria falta de assunto, critérios duvidosos de seleção, matéria paga ou, simplesmente, publicaram esses textos por estarem de rabo preso com o lobby da classe dominante.

Professor Titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP e ex-presidente da ADUSP, Jair Borin pesquisou as relações de poder no jornalismo, entre elas, os impactos na questão agrária como do Movimento dos Sem-Terra (MST). Faleceu em 22 de abril de 2003, deixando um legado que jamais será esquecido em defesa de uma sociedade justa e democrática.

* Leia a história de luta de Jair Borin no Portal da ADUSP escrita pelo Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (ECA-USP): https://www.adusp.org.br/wp-content/uploads/2003/11/r31a06.pdf

* LUCIANO VICTOR BARROS MALULY É PROFESSOR NA ECA-USP