Sergio Quintanilha e seu novo livro: “A Máquina do Desejo” (Foto: Cris Prado)
A Máquina do Desejo: Por que Compramos Carros que Não Precisamos e Como o Automóvel Moldou Nossa Mente é o novo livro do jornalista e pesquisador Sérgio Quintanilha. A obra acaba de entrar em pré-venda na Amazon e estará disponível para entrega a partir do dia 17 de setembro.
O livro é uma releitura de sua tese de doutorado defendida no Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), mas desta vez escrita de forma bastante acessível e focada apenas no desejo pelo automóvel.
Atualmente, Quintanilha desenvolve pesquisas em pós-doutorado também na ECA-USP sob supervisão do Prof. Dr. Luciano Victor Barros Maluly, que assina o Prefácio do livro. Sua pesquisa atual busca identificar “fatos e falácias na descarbonização da mobilidade sobre rodas”. O tema tem provocado bastante discussão no meio automotivo e recentemente foi o centro de uma entrevista realizada no canal Auto Informe, do YouTube, pelo jornalista Joel Leite.
“A Máquina do Desejo” revela os segredos por trás do fetiche mais bem-sucedido do jornalismo. Resultado de uma pesquisa que durou seis anos e teve mais dois de atualização, a obra revela um submundo fascinante e ao mesmo tempo inquietante: não estamos apenas mudando ― estamos vivendo uma metamorfose.
Publicado pela Editora Appris, de Curitiba, “A Máquina do Desejo” tem 179 páginas no formato 16×23 cm e custa R$ 69. Segundo informe da Appris, “há algo perturbador quando mergulhamos fundo no desejo automotivo”.
“Em um mundo onde carros são elétricos, autônomos e compartilhados ― onde jovens preferem aplicativos à propriedade, onde cidades expulsam automóveis de seus centros ― descobre-se que quem controla o fetichismo já não é a indústria, nem a mídia, e muito menos os consumidores…”
A Editora Appris conclui: “Com o estilo narrativo que conquistou milhões de leitores ao redor do mundo e o rigor de uma pesquisa acadêmica profunda, ‘A Máquina do Desejo’ é, ao mesmo tempo, uma história fascinante, uma análise da sociedade contemporânea e um alerta: você acha que escolhe o que deseja e sabe quem controla esse desejo. Mas será que escolhe e sabe mesmo?”


