MORRE LEONARDO FEDER, DEFENSOR DA LUTA PELA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL NA ECA-USP

É com tristeza que recebemos a notícia da morte do querido Leonardo Feder, nosso colega de ECA.

Quando estudante de Jornalismo, Leonardo precisou enfrentar diversas barreiras, mas nunca deixou de lutar por seus direitos. Por ter a Distrofia Muscular de Duchenne, que limita os movimentos, precisava se deslocar em cadeira de rodas para assistir às aulas. Seu empenho foi fundamental para que a faculdade adotasse as medidas de acessibilidade que, hoje, beneficiam a todas as pessoas com deficiência que frequentam a ECA. Quem utiliza as rampas e os elevadores do prédio central hoje está se beneficiando de um legado dessa luta, importante para todos.

Como jornalista, Leonardo foi um repórter curioso e questionador. Apaixonado por fotografia e pela vida acadêmica, nunca abandonou a USP e, no ano passado, concluiu sua tese de doutoramento na FFLCH sobre a obra de fotógrafos da comunidade judaica brasileira.

Que sua luta pela acessibilidade e inclusão seja um exemplo para as pessoas com deficiência de todo o Brasil, e em especial, para as pessoas com distrofias musculares e suas famílias. Leonardo contribuiu muito para a conscientização sobre as distrofias, ao mostrar pelo exemplo que a deficiência não impede as pessoas de sonhar e alcançar seus objetivos.

Com os mais profundos sentimentos, agradecemos à sua família pelo apoio e incentivo que deram ao Leonardo, que nos deixa tão cedo. Que sua memória seja sempre lembrada.

* José Ismar Petrola é jornalista, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Leonardo Feder foi graduado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2007) e também obteve os títulos de mestre e doutor em Letras Orientais, no Programa de Pós-graduação de Estudos Judaicos e Árabes, pela mesma universidade, em 2013 e 2018.