CORONAVÍRUS: CAUSOS & CONSEQUÊNCIAS 29

Rede de Canais Premium “ESPN (completa)” tem canais liberados durante a quarentena e a disponibilização “Cortesia para assinante Premium” dificulta a maratona de atrações esportivas.

Por Carlos Tavares Jr

Imagem: Liberty University

Durante a pandemia e frente à quarentena, que já virou cinquentena e cancelou os Jogos Olímpicos de Tóquio para um prazo máximo de um ano (excepcionalmente, 2020), algumas ações de prevenção para manterem as pessoas em casa foram subestimadas, como por exemplo, a liberação dos canais de grade “Premium” pelos provedores de TV a cabo do Brasil.

Atrações como ESPN Filmes Especial no canal ESPN EXTRA, têm exibido séries inéditas do canal, ao mesmo tempo que disputa espaço com reprises clássicas de competições dos últimos 20 anos. Ou então, que tal conhecer uma modalidade olímpica diferente, por meio do canal ESPN 2? A escolha varia de acordo com o tipo de assinatura e o modo de contrato que o canal está vinculado. Por exemplo, ESPN e ESPN Brasil integram o conteúdo de pacotes intermediários e ESPN EXTRA e ESPN 2 fazem parte de conteúdo “Premium” ou como “Cortesia para assinantes Premium”.

Desse modo, o documentário sobre O. J. Simpson: Made In America, Bad Boys e Slaying the Badger não tiveram o merecido destaque em meio à liberação de canais de filmes e seriados. Mas sem a realização de jogos ao vivo e o fato de que o canal ESPN Extra não seja considerada uma transmissão efetiva, porque a mesma empresa tem o contrato, mas na versão via-satélite. Tratam-se de preciosidades que vão ao ar sem o usuário saber.

O fato de a “Cortesia” oferecer alternativas de maior qualidade do que seis semanas de quarentena obriga o telespectador não habituado com o acesso a esses canais a lutar com o controle remoto e com “links escondidos” que, ao invés de mostrarem a programação completa do mês, dão destaque à atração deste momento no ar e e às  respectivas reprises – diferentemente dos anúncios da Rede Telecine já com a lista de blockbusters de Hollywood pronta para a pessoa se programar para a maratona.

A dica para os maratonistas de atrações esportivas “escondidas” está disponível nos links abaixo:

PROGRAMAÇÃO DETELHADA DOS CANAIS ESPN – Nota: ao clicar no cabeçalho no topo da página, o usuário terá acesso à programação do mês

ESPN WATCH (lista dos filmes e documentários esportivos produzidos pela emissora em formato streaming) – Nota: esse link aponta para uma área para assinantes ou, em algum caso, para quem teve o acesso aos aplicativos do canal pelo decodificador. Para quem já é assinante, a página conduzirá para a seção de identificação do assinante e operadora (de cabo ou satélite). Nota importante: caso o acesso seja disponibilizado pelo navegador, fique atento aos requisitos da “degustação”: bloqueadores de propaganda (vídeos e pop-ups) devem ser desativados. Em último caso, se o canal estiver liberado durante o dia, o recomendado para o não assinante é assistir o canal pela televisão, já que as propagandas online e o tráfego de dados durante a quarentena torna o carregamento do streaming mais demorado que o “normal”.

PROGRAMAÇÃO SPORTV (para assinantes de pacotes iniciais ou básicos). Nota: não há um link de acesso fácil para a programação do mês. Às vezes, dependem da atualização do conteúdo pelo próprio canal. Nota importante: mesmo com o refinamento pelo link do canal, a página abrirá para o conteúdo de outros canais da Globosat.

RESENHA DOS CANAIS TNT, SPACE, SPORTV e GLOBO (pelo site GOAL.COM).  Nota: um conteúdo de acesso mais fácil está disponível neste link.

SITE CHAMPIONS (Liberty University): blog mantido pelos alunos de Educação Física (EUA) e origem da fotografia em destaque. Nota: é possível acessar, além do conteúdo institucional, outras notícias dos esportes (nos Estados Unidos e alguns campeonatos mundiais), como por exemplo o cancelamento de jogos durante a quarentena.