Live do lançamento do novo livro de Wilton Garcia

O livro "Para quem gosta, um beijo" marca a retomada dos estudos contemporâneos e da cultura com análises da produção audiovisual brasileira.

A discussão sobre diversidade está em alta! Então, quais características hoje podem ser verificadas na produção audiovisual brasileira? Segundo André Fischer (MixBrasil/@ccdiversidade), “há mais de 20 anos Wilton Garcia vem se debruçando sobre as diversas representações de corpos dissidentes na mídia e sociedade brasileira contemporânea, com especial atenção àquela por vezes chamada homocultura”.

Esta coletânea reúne textos que celebram a manifestação da diversidade no audiovisual brasileiro, diante da linguagem de cinema, documentário e videoclipe, na expectativa de fomentar o debate nos campos contemporâneos da comunicação e da cultura. Esses trabalhos discutem o protagonismo emergente das comunidades LGBTTQIA+, tendo como objeto de estudos alguns produtos audiovisuais.São onze obras audiovisuais distribuídas em dois videoclipes musicais de Jhonny Hooker Corpo fechado e Flutua. Mais três documentários Dzi Croquettes, Julliu’s bar e Olhe pra mim de novo. Também, têm as leituras de quatro Filmes Eu não quero voltar sozinho, Praia do futuro, Febre do Rato, além de Elvis e Madona (2009).

Por último, emerge o protagonismo feminino em Como Esquecer e Nome Próprio.Na escolha dessas narrativas, a diversidade cultural/sexual atrela-se à identidade de gênero como performance para a discussão de tensões sociais, fenômenos, valores e manifestações culturais. Os ensaios estão arquitetados como capítulos de livro ao demonstrar estratégias de diversidade no Brasil.

Serviço

O evento será realizado no formato live no Instagram do professor, pesquisador e artista Wilton Garcia, no canal @transcorpora, na quarta-feira, 09 de setembro de 2020, às 19h e terá a participação de André Fischer (MixBrasil/@ccdiversidade).

O livro poderá ser adquirido pelo serviço do Amazon Books nos formatos impresso ou digital (Kindle), neste link.