VOZES GISELISTAS: AS CONTRIBUIÇÕES DE GISELA SWETLANA ORTRIWANO AO RADIOJORNALISMO E A COMUNICAÇÃO

Especial terá série de 12 episódios na Rádio USP.

No próximo dia 1º de novembro, às 11 horas, a Rádio USP FM 93,7 transmitirá “Vozes Giselistas: as contribuições de Gisela Swetlana Ortriwano ao Radiojornalismo e à Comunicação”, série radiofônica em 12 episódios desenvolvida pelo prof. Dr. Lourival da Cruz Galvão Júnior, pós-doutorando do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP), com supervisão do prof. Dr. Luciano Victor Barros Maluly.

A série, que recupera a obra e a trajetória da docente Ecana falecida em 2003, faz parte da construção de um “Modelo Giselista” para o jornalismo e o rádio brasileiro. Termo afetivo que identifica os admiradores do legado da profa. Gisela, o neologismo “Giselista” é também adotado pela série radiofônica, que é feita pelo depoimento de pessoas que conviveram com a pesquisadora, ou seja, colegas na docência e no jornalismo, alunos, orientandos e amigos, entre outros.

A pesquisa de pós-doutoramento que dá origem à série tem, como um dos procedimentos metodológicos, a aplicação dos fundamentos da História Oral. Pela ECA/USP, profa. Gisela graduou-se em Ciências Sociais e Jornalismo, tornou-se Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação, sendo a primeira a defender uma tese sobre o radiojornalismo no Brasil. O fato histórico completou há 30 anos, mesmo tempo dedicado por ela à docência e à pesquisa no CJE.

Nas próximas 12 semanas, sempre aos domingos, às 11 horas, será possível conferir pela Rádio USP FM 93,7 o percurso acadêmico da docente, que se transformou na principal referência aos estudos sobre o Rádio e o Radiojornalismo no país. O download dos programas também estará disponível em http://www.usp.br/cje/radiojornalismo/

Não perca!