NOTA DE FALECIMENTO: Prof. Dr. CIRO JUVENAL RODRIGUES MARCONDES FILHO

Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP constava entre os que mais produziam estudos científicos, desde livros, ensaios, orientações, relatórios e artigos científicos.

Um dos principais teóricos da Comunicação e do jornalismo no Brasil, Ciro Juvenal Marcondes Filho, faleceu hoje nos deixando um legado de sabedoria.

Professor titular do Departamento de Jornalismo e Editoracâo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Marcondes Filho foi autor de diversos livros e contava com centenas de admiradores.

As salas do CJE estavam sempre lotadas durante as suas aulas. Só podemos dizer: MUITO OBRIGADO.

Ciro J. Marcondes Filho era membro do Instituto de Estudos Avançados e no mês de dezembro de 2017, integrou uma produção produzida pelo IEA, discorrendo propostas de Modelos Curriculares para o Ensino de Jornalismo na Graduação, o qual repassamos aqui, diante da relevância educacional

A partida repentina do Professor Ciro Marcondes Filho, um de seus mais ilustres professores, deixou familiares, colegas e aos alunos e ex-alunos do professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP. Doutor em Sociologia da Comunicação pela Universidade Goethe de Frankfurt em 1981, com graduação em Ciências sociais e em Jornalismo e Mestrado em Ciência Política pela USP, Professor Ciro dedicou-se à ECA e ao Departamento de Jornalismo e Editoração por 31 anos, formando gerações de jornalistas e acadêmicos de referência.

Autor de quase uma centena de artigos científicos e mais de cinquenta livros, dentre os quais podemos destacar O Capital da Notícia (Ática, 1986) e Das Coisas que nos Fazem Pensar (Ideias de Letras, 2014), Ciro transitava com maestria, inventividade e clareza nas áreas da comunicação, da filosofia e da sociologia, com especial profundidade na filosofia e sociologia alemãs, mas não somente. Criador da chamada Nova Teoria da Comunicação, propôs uma forma de olhar esse campo a partir da ideia de que só existe comunicação quando sujeitos são capazes de afetar uns ao outros, provocando pensamentos novos. Tanto aos jornalistas quanto aos comunicadores e aos pesquisadores, esse conceito exigente de comunicação demanda uma atitude de imersão e abertura sensível para o diferente, para os outros. Coordenava mais um projeto de pesquisa internacional e promissor chamado Tragédias Políticas, que buscava analisar o fenômeno da desinformação e seus impactos sobre a política e a sociedade.

Legado

É com grande pesar que o Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP vem informar o falecimento do Professor Ciro Marcondes Filho, um de seus mais ilustres professores, e enviar suas condolências aos familiares, aos colegas e aos alunos e ex-alunos do professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP. Doutor em Sociologia da Comunicação pela Universidade Goethe de Frankfurt em 1981, com graduação em Ciências sociais e em Jornalismo e Mestrado em Ciência Política pela USP, Professor Ciro dedicou-se à ECA e ao Departamento de Jornalismo e Editoração por 31 anos, formando gerações de jornalistas e acadêmicos de referência. Autor de quase uma centena de artigos científicos e mais de cinquenta livros, dentre os quais podemos destacar O Capital da Notícia (Ática, 1986) e Das Coisas que nos Fazem Pensar (Ideias de Letras, 2014), Ciro transitava com maestria, inventividade e clareza nas áreas da comunicação, da filosofia e da sociologia, com especial profundidade na filosofia e sociologia alemãs, mas não somente.

Criador da chamada Nova Teoria da Comunicação, propôs uma forma de olhar esse campo a partir da ideia de que só existe comunicação quando sujeitos são capazes de afetar uns ao outros, provocando pensamentos novos. Tanto aos jornalistas quanto aos comunicadores e aos pesquisadores, esse conceito exigente de comunicação demanda uma atitude de imersão e abertura sensível para o diferente, para os outros. Atualmente coordenava mais um projeto de pesquisa internacional e promissor chamado Tragédias Políticas, que buscava analisar o fenômeno da desinformação e seus impactos sobre a política e a sociedade.

Conclamava a área da comunicação e ao jornalismo a encararem de frente os problemas e desafios que as transformações digitais têm trazido para as democracias. Sua genialidade e rigor acadêmico, sua retidão moral, sua dedicação ao alunato e à ECA já são profundamente sentidos. Só não serão ainda mais porque seu legado está mais vivo do que nunca, nos seus ex-alunos, os seus colegas e em suas obras e ensinamentos. Com seu trato fino e cordial, e cuidadosa escolha de palavras, Ciro sempre se fazia comunicar, e nos provocava a sentir e pensar. Muito obrigado por tudo, professor Ciro!

Serviço

O velório, imediatamente seguido sepultamento será amanhã, no Cemitério São Paulo, em Pinheiros das 13:00h as 14:00 h. Apenas uma hora. O enterro será as 14h. O evento será rápido por causa da pandemia de Covid-19, a fim de evitar aglomeração de enlutados e como forma de proteger a propagação e infecção dos familiares do Professor Ciro Marcondes Filho.