PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  

 

 

 



Vencer o desafio que representa o vestibular mais concorrido do País merece os mais elogiosos cumprimentos. Afinal, você é um dos 9.952 novos alunos dentre os mais de 170 mil candidatos que concorreram a uma vaga nesta que é a melhor universidade do País e uma das maiores da América Latina.

No início do ano letivo, os campi da nossa Universidade – atualmente são seis: um na Capital e cinco no interior – rejuvenescem com os novos alunos que neles ingressam. Os recém-chegados, não raro tímidos, às vezes extrovertidos, mas quase sempre fascinados, trazem consigo muitas expectativas para a nova fase da vida que iniciam. Novas paisagens, novos colegas, novos professores e novos horários, além da liberdade recém-conquistada, os aguardam. Essas são apenas algumas das inúmeras alterações que marcam a passagem do ensino médio para o superior.

A riqueza da experiência da qual vocês, a partir de agora, compartilham vem da própria natureza da instituição que os recebe: cerca de 76 mil alunos, sendo 45 mil de graduação e 31 mil de pós-graduação. Incluindo os alunos dos cursos de extensão, esse número fica em torno de 90 mil, distribuídos nas 37 unidades de ensino e pesquisa, que oferecem, ao todo, 223 cursos de graduação, 220 de pós-graduação e 167 de especialização. São 5 mil docentes, 95% deles com o título mínimo de doutor e 80% em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), além de 15 mil funcionários técnico-administrativos.



O compromisso de uma universidade como a USP é com a construção e a difusão do saber de alto nível. A aventura do conhecimento sistemático começa na escola das primeiras letras e tem na universidade seu momento especial. É para essa aventura do conhecimento que a Universidade de São Paulo os acolhe e é em nome dela que vocês, sob a liderança de seus mestres, passarão boa parte dos próximos anos.

Livros, bibliotecas, no total de 39, computadores e laboratórios farão parte do seu cotidiano. Cursos de atualização, atrações culturais e atividades esportivas, serviços de extensão à comunidade oferecidos pelas 37 unidades, pelos museus, em número de quatro, por sete institutos especializados e pelo Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) se integram às atividades de ensino e pesquisa e complementam a formação universitária.



Assim sendo, de agora em diante, como parte da comunidade desta Universidade, vocês têm a grande oportunidade e o privilégio de usufruir de todos os benefícios que a USP lhes proporciona em direção à formação cultural e profissional plena.

Se de um lado isso é motivo de júbilo, de outro é razão de grande responsabilidade, pois vocês levam o nome da USP onde quer que estejam e por ele devem zelar.
O compromisso que a partir de hoje assumem é o de se empenhar para que o seu bom desempenho se constitua na contrapartida ao investimento que a sociedade faz nesta Universidade, que é pública e gratuita.


De nossa parte, tudo faremos para que vocês tenham formação sólida e integral, que lhes permita exercer com espírito crítico e qualidade a profissão que escolheram, contribuindo para o desenvolvimento pleno do País.

Parabéns, novamente, pela grande conquista.

Suely Vilela é reitora da USP

 

ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]