Oficina de Rádio
Recursos de Áudio na WEB

Botões de controle Página Anterior Página Inicial Próxima Página

icone radioStreaming

Transmissão de rádio e TV ao vivo pela Internet

Definição

Streaming e download. Essas são as duas formas mais comuns em que um usuário pode receber uma música no seu computador pela Internet. O streaming pode ser transmitido ao vivo (broadcast) ou on demand (sob demanda). O broadcast é a transmissão ao vivo de um programa de rádio ou televisão, pela Internet, diretamente a partir do local do evento ou do estúdio. A transmissão sob demanda ocorre quando o servidor armazena os arquivos de áudio e vídeo compactados, para utilização posterior do usuário.

O streaming é considerado um processo ideal para ouvir ou assistir mais rápido, pois permite escutar e visualizar os arquivos enquanto se faz o download. Nessa transmissão, o usuário começa a ouvir a música ou assistir ao vídeo em questão de segundos, desde que utilize uma conexão de qualidade.

O arquivo é transmitido em partes ou completo, mas o usuário não pode salvá-lo, podendo ouvir ou assistir quantas vezes quiser, desde que esteja conectado à Internet.

A forma mais tradicional, o download, é adequado para quem deseja ouvir com mais qualidade a qualquer hora e/ou salvar os arquivos. A diferença do streaming para o download é que, neste último, o usuário precisa transferir o arquivo para a sua máquina para depois ouvir ou assistir ao conteúdo baixado quantas vezes quiser, mesmo sem estar conectado.

O processo de streaming trouxe algo novo para a sociedade, pois possibilitou que um número muito maior de pessoas implantasse suas próprias emissoras de TV fazendo uso simplesmente de um computador e da Internet.

Como funciona

Como Funciona

O funcionamento do streaming obedece aos passos relacionados a seguir. O computador receberá o arquivo de áudio ou vídeo, decodificará o sinal, e o enviará pela conexão da Internet ao servidor de streaming. De lá, esse sinal será distribuído pela Internet para os usuários ouvintes ou telespectadores.

Do ponto de vista do usuário, ele conecta com o servidor e começa a receber o arquivo, construindo o que chamamos de buffer, onde começará a salvar a informação até se completar esse processo (armazenamento do buffer).

Depois que armazenar uma parte do buffer, o usuário poderá começar a ouvir o áudio ou assistir ao vídeo. Simultaneamente, o armazenamento do buffer do arquivo continuará sendo realizado.

Programas de Streaming

Os programas ou players mais usados para execução streaming são o Windows Media Player (Microsoft), Real Player (Real Networks), QuickTime Player (Apple) e Winamp (Null Soft).

Os mais comuns são o Windows Media Player e o Real Player. A Real Networks é uma empresa com mais experiência no setor e que desenvolve produtos voltados à distribuição de arquivos multimídia.

O Windows Media possui a vantagem de ser amplamente comum, pois é distribuído gratuitamente com o sistema Windows.

Futuro

A tecnologia streaming é bastante promissora para a difusão de conteúdos pela Internet. Atualmente, há uma quantidade significativa de sites que disponibilizam arquivos de áudio e vídeo pela rede. Essa demanda tem aumentado com o passar dos anos e pode auxiliar cada vez mais a educação à distância, pois facilitará a popularização das rádios e TVs via Internet. E, com o acesso à banda larga em alta no Brasil, a qualidade das transmissões de multimídias só tende a crescer.

Voltar ao topo