Piraju organiza a primeira oficina do Programa USP Municípios
Por Luísa Hirata e Matheus Nistal *
O Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, da Universidade de São Paulo (USP), foi o palestrante convidado da primeira oficina de capacitação dos professores de Piraju. Ele abordou o tema “Educomunicação: tecnologias na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)” no dia 2 de junho de 2021, em transmissão ao vivo pelo CJE TV no YouTube.
A atividade faz parte do projeto “Registro Digital da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju – desenvolvimento das habilidades comunicacionais no Ensino Fundamental I e II” e nasce da parceria entre a prefeitura da cidade e o programa USP Municípios.
No início de sua apresentação, o professor Ismar apresentou a história da Educomunicação, área do conhecimento que é a interface entre a educação popular e a comunicação alternativa. Desenvolvida na América Latina dos anos 1970 como ato de resistência às ditaduras da época, trata-se de uma “educação que comunica e uma comunicação que educa”, explica o especialista.
Alguns exemplos de projetos educomunicativos foram apresentados e sempre envolvem crianças e jovens ajudando a resolver problemas sociais de suas comunidades a partir de soluções concretas, com destaque para as ações ocorridas em Suruacá, no rio Tapajós (Pará), em 2014, e na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela, assim como os ocorridos na aldeia Guarani do Pico do Jaraguá (São Paulo)
Também foi citada uma iniciativa que uniu alunos da escola privada Dante Alighieri e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Casa Blanca, em São Paulo, em 2016, e que chegou até o Congresso Nacional. Outro projeto relevante é a Imprensa Jovem, que estimula os alunos a fazerem as próprias produções jornalísticas sobre pautas importantes no local em que vivem.
Dessa forma, a prática não fica restrita à escola e continua viva em decorrência das dinâmicas alternativas mesmo com as limitações da pandemia do coronavírus.
Um outro exemplo de projeto bem sucedido é o Palavra Aberta, que discute ética entre comunicadores e educadores. Ele, inclusive, é presidido pela pirajuense Patrícia Blanco, que ensina crianças e jovens a se protegerem de notícias falsas.
Ismar de Oliveira Soares enfatizou ainda o princípio do trabalho em conjunto na Educomunicação, com o princípio da existência do diálogo entre alunos e professores na elaboração de políticas públicas e na formação de ecossistemas abertos e criativos que educam para defender a cidadania e os direitos humanos.
Sobre a BNCC, o professor chama atenção para quatro das dez competências gerais, que considera expressamente educomunicativas. Utilizar diferentes linguagens (n°4), compreender e criar tecnologias de informação e comunicação (n°5), argumentar com base em fatos confiáveis para defender ideias (n°7) e exercitar o diálogo para a resolução de conflitos (n°9) são valores para o aluno compreender as “dimensões ética, estética e política do uso dos recursos digitais”, como diz o documento. Ou seja, a alfabetização midiática e informacional deve ocorrer pela Educomunicação.
Ao final, o palestrante respondeu perguntas dos participantes no chat do YouTube. Entre elas, uma sobre como iniciar e incentivar projetos de educomunicação durante a pandemia. Ele apontou para a necessidade de notar os exemplos positivos e multiplicá-los.
Diante do uso das tecnologia, particularmente o WhatsApp, Soares sugere a construção de uma rede do bem nessa plataforma, pois estamos no momento de reavaliar o papel da internet para um uso mais cidadão. Para isso, ele mostrou como as tecnologias devem ser vistas como uma nova cultura, empoderando professores e alunos tecnologicamente, mas sempre acompanhado de uma ideologia cidadã, a fim de se evitar que a comunicação seja usada de maneira irresponsável.
A próxima oficina será em 16 de junho de 2021, às 19h, com o Prof. Dr. Wilton Garcia (FATEC) e o tema “Arte Digital: à experimentação poética” e novamente terá transmissão ao vivo no YouTube.
Acompanhe como foi a primeira palestra do projeto “Registro Digital da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju – desenvolvimento das habilidades comunicacionais no Ensino Fundamental I e II”
Luísa Hirata e Matheus Nistal são repórteres e bolsistas do projeto “Registro da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju: desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS