A Paz e a Luz de Herivelto Zampieri

Por Karolina Monte

O ano era 2017 e Herivelto Zampieri decidiu ser feliz. Atualmente vendedor de sorvetes e dono de um carrinho ambulante, já foi morador de rua e perambulava pelos bancos da praça Ataliba Leonel, sempre ébrio, na penumbra. O vício com o álcool tinha dominado o seu cotidiano há tempos, desde quando estava com dezoito anos e partiu de Piraju rumo à São Paulo, para trabalhar no ramo fotográfico, em novembro de 1989. Voltou à cidade em 2014, um ano após a morte do pai, evento que o abalou profundamente a ponto de beber ainda mais e se tornar morador de rua. Todavia, Herivelto decidiu lutar pela vida.

Graças à decisão consciente de recuperar a autoestima, Heri, como é conhecido pelos amigos, foi internado em uma clínica de reabilitação, depois de outras sete longas passagens infrutíferas, além de iniciar o tratamento terapêutico com uma psicóloga, por quem tem muito carinho e agradecimento. O disparo de sua melhora não se encontra apenas no tratamento que recebeu, mas também em uma vontade própria, uma força que partia de dentro dele e que o fazia querer voltar a ficar em foco. 

“Há um poder maior que nós, que nós compreendemos como Deus. Esse Deus da compreensão, é um Deus da compreensão de cada um, é algo que está dando certo para mim. Porque esse Deus meu não é invasivo, ele é um Deus de força, de luz, de luta, dia a dia. É um  Deus que encontrei dentro de mim, de força, de muita luta”. 

É essa força interna que o faz permanecer na sobriedade desde então. “Se eu colocar um copo de álcool na minha boca será como se eu entrasse no tatame e fosse lutar com um lutador de sumô. Eu vou perder todas as vezes que eu entrar. E minha vida se tornará incontrolável.”

Herivelto ressalta que não importa o que fizemos na vida ou como éramos, devemos pensar em como podemos ser melhores agora, não só para nós mesmos mas também para os que estão ao nosso redor. “Não é onde estávamos que conta, mas para onde estamos indo”.

É graças ao caminho que Herivelto traça desde então que hoje é uma das maiores histórias de superação de Piraju, retomando, com a sobriedade, sua clareza e inteligência, que transbordam em suas conversas, e o amor pela fotografia, tirando fotos estonteantes das paisagens da cidade.

Sua história com a fotografia inicia lá atrás, quando em 1983, aos doze anos, começou a trabalhar no estúdio fotográfico, ainda em Piraju, como ajudante. Conheceu processos avançados e se apaixonou pela fotografia, o que o permitiu ir à capital do estado, São Paulo, onde se encontravam as melhores oportunidades na área.

Foi chamado para trabalhar em empresas importantes, como Kodak e FotoPlan, por conta de seu grande conhecimento sobre o ramo. Conhecimento tal que transparece quando se conversa com Herivelto, que revela constantemente o prazer que sente em conversar sobre fotografia, imagens e seu tempo trabalhando na Kodak, do qual tem muito orgulho. Além disso, relembra do tempo que trabalhou na cidade de Araraquara, onde foi considerado um dos  melhores impressores fotográficos da cidade.

Durante sua jornada em São Paulo, infelizmente, deparou-se com o álcool, começando com um inocente uísque com gelo, que partiu para outros drinques que não pararam mais. Herivelto revela que muitas pessoas bebem para esquecer ou amenizar algo doloroso, mas que no seu caso, foi pela euforia. “Eu gostava da sensação que a bebida me trazia, quando eu segurava um copo eu gostava daquela cena”. Contudo, depois de tantos anos vivendo sob a câmara escura do vício, ele decidiu escolher ir atrás do que hoje em dia considera uma das coisas mais importantes: a paz interna e a consciência tranquila.

Superação e Propósito

Desde então, a essência fixadora de Herivelto Zampieri é a da alegria, da inteligência e da gratidão. É grato não apenas por sua superação e recuperação do vício, mas também pelos bons amigos de Piraju que sempre teve por perto e sua família que hoje o vê bem e saudável. Acima de tudo reconhece toda sua experiência de vida, e é nela que encontra o visor da importância de tudo o que passou para que, assim, possa ajudar outros que estão fora do enquadramento da sociedade, que estão em necessidade.

Um grande propósito é ajudar a melhorar as condições sociais dos moradores de rua que estão espalhados não somente por Piraju, mas por todo o país. Ele, melhor do que ninguém, possui um papel importante na discussão da implementação de políticas públicas adequadas para a reabilitação de tais cidadãos que não contam com uma assistência adequada e são jogados ao relento e ignorados por pessoas à sua volta. 

Herivelto compartilha algumas questões sobre a negligência social e o tratamento precário destinados aos viciados e moradores de rua de toda a parte, que não contam com um sistema eficiente para recuperação espontânea. “O problema é que não é feita uma abordagem adequada nessas pessoas. […] Eu queria que as pessoas que estão na situação que eu já estive fossem beneficiadas. Que todos olhassem com mais carinho a essas pessoas em condição de rua”.

Sob a luz da consciência tranquila, nosso personagem deixa clara a importância de sua vivência como forma de inspiração para que as pessoas possam entender as situações pelas quais passam alguém que já esteve na completa escuridão, ou ainda, alguém que chegou a queimar todos os seus documentos e não possuir nenhuma identidade. Sua intenção é inspirar outros, que já estiveram na mesma situação que ele, sintam-se mais fortes a vencer os vícios, as dificuldades e pedir socorro a quem puder socorrer de verdade. Heri, que sabe de cor o Livro Azul do grupo de apoio que frequentou para manter a sobriedade, o AA (Alcoólicos Anônimos), e que carrega cada ensino do livro em sua mente, quer o mesmo para outros companheiros. Quer que todos possam trilhar o caminho que ele mesmo alcançou após muita batalha. Ele quer que todos possam voltar a ver a vida com nitidez, fora do embaçamento que causa o vício e, assim, dar um passo a cada dia. Passos esses que hoje o levam longe.

Reconectou-se com sua fotografia e tira fotos maravilhosas do entorno de Piraju e, assim, não se negará em lhe enviar um belo registro de uma tarde ensolarada na praça se você o pedir. Também é grande fã de rock’n’roll, tendo como maiores influências Raul Seixas e Cazuza, e que sem dúvida os homenageia com grande maestria quando coloca seu violão no colo e se põe a tocar.

Mensagem Para Toda Piraju

Herivelto também conta que a melhor qualidade de Piraju “é o povo bom e acolhedor, que o recebeu de volta de braços abertos, mas que merece mais, uma boa infraestrutura turística, com hotéis e restaurantes, para que todos, não só os moradores, possam usufruir das maravilhas naturais da cidade”.

A mensagem de Herivelto se torna clara, tal como a luz quando está diante de uma câmera fotográfica. “A recuperação é a arte de se contrariar”. A identidade é uma parte importante de nós e a recuperação é essencial para todos que um dia a perderam sintam-se em paz. A história de vida de cada um possui contradições, é verdade, mas isso não impede que as pessoas possam seguir em frente com a cabeça erguida e um sorriso no rosto. Herivelto faz isso a cada dia desde então, pois a essência nunca some, independente de qualquer turbulência. E essa é a verdadeira arte!

Para encerrar, ouça o depoimento do empresário Carlos Alberto Francisco, o Carlinhos Show, sobre Herivelto Zampieri:

Para conferir mais fotos de Herivelton Zampieri, acesse nossa galeria de fotos.

Karolina Monte é repórter e bolsista do projeto “Registro da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju: desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS

5 thoughts on “A Paz e a Luz de Herivelto Zampieri

  • 12 de julho de 2021 em 16:49
    Permalink

    Grande Herivelton! Exemplo de superação. Feliz pelo seu sucesso meu querido. Um forte abraço.. Tmj 👏👊

    Resposta
  • 12 de julho de 2021 em 17:40
    Permalink

    Parabéns Herivelto!
    Essa é a sua essência verdadeira, que vc recuperou!
    Com a graça de Deus, e seu esforço, você, renasceu, feito um fênix.
    Deus o abençoe, guarde e ilumine.
    🌻
    PS. O girassol é a flor da ressurreição. 🌻

    Resposta
  • 12 de julho de 2021 em 19:02
    Permalink

    Exemplo de superação à Vida!
    Você é um amigo do coração, venceu e superou. Continue com a opção da Vida amigo.

    Resposta
  • 12 de julho de 2021 em 19:09
    Permalink

    Linda matéria!!! Parabéns!!! Heri é um vencedor!!!! Ressurgiu das cinzas para voar, liberto de tudo o q o aprisionada.

    Resposta
  • 12 de julho de 2021 em 21:10
    Permalink

    Que bela história. Parabéns Heri vc é um exemplo de superação.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *