Juliana Cogo: entre Piraju e as passarelas do mundo

Por Matheus Nistal

Juliana posou para as revistas Nova, Elle e Claudia, além de ser modelo de prova e participar de campanhas e filmes publicitários de empresas como Rosa Chá Biquíni, Zoomp, Forum, Ellus, DeMillus, Azaleia, Rider, Havaianas, Ruffles, entre outras, com destaque para os trabalhos na Hope.

Saiu de Piraju ainda jovem, aos 16 anos, para fazer intercâmbio nos Estados Unidos, antes de retornar a São Paulo para continuar atuando no mundo da moda e estudar Rádio e Televisão na FAAP. Na instituição, iniciou os trabalhos em audiovisual.

Agora, Juliana Cogo é uma dessas belezas de Piraju, de magia estonteante de quem ainda “desfila” pelas ruas da cidade sempre alegre e cheia de vida.

Ao compartilhar uma parte de seu book, nossa personagem revela um universo de quem foi muito além das passarelas.

A publicitária e pirajuense Juliana Cogo foi modelo internacional.

Na infância frequentava o Clube Iate e atravessava o rio escondida dos pais. Ela só tem memórias felizes de Piraju: era da comissão de frente da Escola de Samba Juventude Alegre. Bordava suas fantasias de carnaval e até hoje sabe todos os sambas-enredo.

Aos 16 anos, foi descoberta como modelo no concurso Dimension Top, da Ford Models, quando morava em São Paulo e estudava no Objetivo. Foi a quarta colocada na competição e já começou a fazer trabalhos para grandes marcas.

O trabalho a levou ao Japão e à Coreia do Sul, depois ao Chile, Itália, Maldivas, Holanda, França, Venezuela e República Dominicana.

Muito trabalho marcou a passagem de Juliana na Coreia do Sul.

Em uma escapada para fazer turismo enquanto estava no país asiático, ela e uma amiga perderam o horário e não conseguiram voltar para a cidade que estavam. “A gente ficou presa nessa ilha! Ficamos desesperadas sem ter como voltar. Achamos um pequeno hotel e chegamos a suplicar de joelhos porque eles não falavam inglês só coreano.” Elas acabaram ficando na casa da recepcionista desse hotel.

Juliana dá dicas sobre como começar uma carreira na área: “Faça um ótimo material fotográfico e procure agências especializadas e sérias. Existem agências tradicionais para modelos de passarela e comerciais! Cuide da pele, corpo e cabelo porque esses são seu material de trabalho.”

Depois disso, no Chile, ela foi eleita Miss Sorriso no famoso concurso de Viña del Mar.

Voltou ao Brasil com 19 anos. Formou-se em economia na Universidade Presbiteriana Mackenzie e também Rádio e TV na FAAP, onde também fez pós-graduação em produção executiva, enquanto continuava a fazer trabalhos de modelo. Trabalhou e ficou amiga de Fernanda Lima, Cássio Reis e Rodrigo Santoro. Também foi assistente de direção da O2 Filmes, onde trabalhou em filmes como Vai-vai 80 anos nas Ruas (2011).

O fotógrafo Angelo Pastorello pediu para fazer um ensaio com Juliana.

Nessa foto, que era para ser capa da revista ID, foram horas preparando a maquiagem, figurino e cabelo. “O plano era tirar a foto enquanto eu pulava de um trampolim, mas as fotos não ficavam boas de jeito nenhum. Até que eu escorreguei e caí numa piscina gelada que ficava embaixo. Os produtores gostaram de como ficou a maquiagem e o cabelo depois disso e decidiram simplesmente me fotografar encharcada. Eu estava lá morrendo de frio e eles achando lindo!”

Se “aposentou” como modelo ainda jovem, aos 27 anos. Atualmente está casada com o também pirajuense Paulo de Tarso Barbério e é mãe do Lorenzo, de quatro anos. Juliana trabalha com o marido na Tirolesa das Corredeiras e ainda mantém as mesmas amizades que fez em Piraju quando explorava as cachoeiras na infância.

Matheus Nistal é repórter e bolsista do projeto “Registro da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju: desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS