Prof. Jorge Kanehide aborda Blogs e Vivências Escolares em oficina da USP Municípios

Por Leonardo Belleza e Matheus Nistal

A sétima oficina de capacitação dos professores no Programa USP Municípios, fruto da parceria entre a Universidade de São Paulo e a Prefeitura da Estância Turística de Piraju, foi realizada no dia 1º de setembro às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do CJE no YouTube.

O tema da conversa foi “Blogs e  vivências escolares” e contou com a palestra do Prof. Dr. Jorge Kanehide Ijuim, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele é jornalista, professor, pesquisador e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com experiência em docência em escolas públicas e universidades. Kanehide é autor de diversos artigos e livros sobre o tema, com destaque para a obra “Jornal Escola e Vivências Humanas: um roteiro de viagens”.*

O professor abriu a oficina com uma reflexão em torno do texto “As águias não sobem pela escada”, de Célestin Freinet. Usou a alegoria da escada, que representa o sistema educacional, onde cada aluno sobe de um jeito. Alguns pulam degraus, outros engatinham ou nem a usam e alcançam o próximo andar de diferentes maneiras. Ou seja, aquilo que está projetado, pode nem sempre atrair todas as crianças.

Segundo o professor, nas escolas estava presente o ensino reprodutivista e, para avançar nesse contexto, é necessário novos métodos. Para isso, ele cita como referência estudiosos como Lev Vygotsky, Paulo Freire, Edgar Morin e também a professora Cremilda Medina, da Escola de Comunicações e Artes da USP.

O palestrante conversou sobre a diferença entre experiências e vivências. Na primeira, está presente o narrador, ou seja, um contador de histórias que possui a capacidade de transmitir conhecimento, com ensinamento moral e conselho. Já a segunda se trata de um fenômeno moderno, em que as pessoas estão mais preocupadas com as novidades diárias do que com a cultura herdada. Ambas são válidas, mas a vivência tem menos força.

Nessa parte da palestra, Ijuím pediu para que os espectadores falassem sobre os professores que os marcaram desde a infância. Diante dos relatos, ficou nítido que, para além do conteúdo lecionado, os participantes destacaram, como pontos positivos, a postura e a maneira desses mestres em se relacionarem com os alunos. Foi a experiência proporcionada pelos mestres que os fazem ser lembrados até hoje pelos participantes da oficina.

Para falar sobre blogs que podem ajudar a criar esse vínculo com os alunos, o palestrante sugere a participação do educando nessa iniciativa. Ele afirma que, assim como no exemplo da escada, cada aluno interage de um jeito nesse tipo de projeto e que em cada situação ocorre um processo diferente. Dessa maneira, ele ressalta a importância de se atentar para alguns valores que podem ser conquistados, como:

• Cooperação: fruto da vivência, da convivência e das relações humanas;
  • Solidariedade: contato com o “diferente”, desenvoltura da empatia e respeito;
  • Curiosidade:  motivação para a busca de novos conteúdos;
  • Cultura do prazer e do amor: produzir jornais cria oportunidades para uma vivência prazerosa, que cativa e enfeitiça a todos os participantes;
  • Verdade e veracidade: vivenciar a apuração dos fatos, refletir, reportar e a necessidade de se pautar pela vigilância e pela probabilidade, não pelo autoritarismo da certeza;
  • Sensibilidade: impedir ou desprezar as oportunidades de sensibilização é “matar” o interior do próprio ser humano;
  • Responsabilidade: exercício ético que leva cada um a se reconhecer como um sujeito responsável.

O professor ressalta ainda que o ser humano é o ponto de partida e o ponto de chegada desse tipo de projeto. Deve-se esvaziar-se do preconceito e preservar a empatia e a solidariedade às dores universais. No final da palestra, o professor respondeu perguntas e comentários dos participantes da oficina.

Para acessar a oficina completa, com Prof. Dr. Jorge Kanehide Ijuim, basta seguir o link:

* Livro “Jornal Escola e Vivências Humanas: um roteiro de viagem”  está disponível em: