Clarissa Gagliardi reflete sobre o turismo, a memória e o patrimônio cultural em Piraju

Por Karolina Monte

A oitava oficina do Projeto USP Municípios contou com a participação da Profª. Drª. Clarissa Maria Rosa Gagliardi, do Curso de Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ela abordou o tema “Narrativas turísticas: memória e patrimônio cultural”, com enfoque na importância das narrativas para se trabalhar em sala de aula. A palestra foi realizada no dia 15 de setembro de 2021, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo CJE TV no YouTube.

Gagliardi é graduada em Turismo e tem mestrado na área pelo Centro Universitário Íbero-Americano, um segundo mestrado e um doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de um Master em Gestão e Valorização de Centros Históricos pela Università La Sapienza di Roma. 

A docente apresentou uma lista de indicações de referências de textos, vídeos e sites aos professores, destacando as iniciativas com roteiros turísticos que seguem a memória dos habitantes sobre aquela localidade, o processo de reconhecimento institucional dos patrimônios e análises críticas sobre os motivos de alguns países reunirem uma quantidade maior de tombamentos históricos.Gagliardi discutiu também a importância da diversidade de vozes e narrativas para além do turismo histórico. Para ela, além dos documentos já conhecidos, toda cidade possui sua própria narrativa singular, com uma visão do que é “patrimônio” para seus moradores, e que deve ser contada e explorada pelos habitantes e ouvida por quem a visita. Deve-se buscar alternativas para além da história oficial, que “não necessariamente é a história que está na memória das pessoas”, e não contar “exclusivamente a partir dos bens já reconhecidos institucionalmente, mas via outros seres sociais”.

A professora ressaltou a relevância cultural em “montar um circuito”, isto é, andar pela cidade, descobrir pontos simbólicos, rastrear, investigar, para assim, “descobrir as várias histórias dependendo de quem você escuta”. O meio ambiente, as tradições culturais e as histórias familiares, entre outras manifestações, têm papel importante na formação desse turismo alternativo.

Gagliardi avisa que, quando as pessoas não se identificam com o local onde moram, não sentem que pertencem àquela cidade, exploradores de fora, com interesses diversos, podem instalar seus empreendimentos sem respeitar as características daquela comunidade. “Os moradores precisam ser protagonistas de sua localidade. Uma cidade só vai ser boa para o turista se for boa para seu habitante.”

A professora falou da necessidade de “despertar o interesse pelas diferentes histórias, várias interpretações” e “desenvolver a sensibilidade pela diversidade dos modos e rituais de se fazer as coisas” desde a primeira infância dos alunos. Um exemplo é a gastronomia,  que “rememora receitas de família, trabalha com os ingredientes locais e tem uma cadeia produtiva vinculada, gerando emprego e renda.”

Ao final, Gagliardi respondeu a algumas perguntas e comentários dos professores de Piraju com a seguinte reflexão: “Nós somos protagonistas. Nós decidimos como vai ser o turismo e como vamos contar a nossa história. E a escola é um ótimo lugar para se aprender essa apropriação do que pode ser considerado turístico ou não.”

CONFIRA AS DICAS DA PROFESSORA CLARISSA:

Sugestões de leitura:

• CAMARGO, H. L. (2003) Dimensões históricas da construção do patrimônio e dos atrativos culturais para o turismo no Brasil. In: SINOPSES/USP/FAU, São Paulo, n. 29, abril/2003

• CAMARGO, H. L. (2002). Patrimônio Histórico e Cultural. Coleção ABC do Turismo. SP: Aleph

• CHOAY, F. (2001). A Alegoria do Patrimônio. SP: Unesp.

• CHUVA, M. R. R. (2009). Os Arquitetos da Memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos 1930-1940), RJ: Editora UFRJ. 

• FONSECA, M. C. L. O Patrimônio em Processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Ed. UFRJ/MinC, IPHAN, 1997

• FONSECA, M. C. L. (2003). Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural in: ABREU, R. e CHAGAS, M. (orgs.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. RJ: DP&A

• GAGLIARDI, C. M. R. (2015) O Patrimônio Cultural como Atrativo Turístico. In: PANOSSO NETTO, A. e ANSARAH, M. G. R. (orgs.) Produtos Turísticos e Novos Segmentos de Mercado: planejamento, criação e comercialização. São Paulo: Manole.  

• RODRIGUES, M. (2007). Preservar e Consumir: o patrimônio histórico e o turismo. In: FUNARI, P. Paulo e PINSKY, J. (orgs). Turismo e Patrimônio Cultural. SP: Contexto.

Sugestões de vídeos e filmes:

• https://www.youtube.com/watch?v=7-EUH_DDfH4 (Filme Narradores de Javé)

• https://vimeo.com/158371923 (Making of do filme, com um pouco mais da realidade de Gameleira da Lapa, onde o filme Narradores de Javé foi realizado)

• https://www.youtube.com/watch?v=vGeXC_2nx9M

• https://www.youtube.com/watch?v=JEQ0NzpvIpE (Missões de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade – 1938)

• https://www.youtube.com/watch?v=vGeXC_2nx9M (vídeo de uma historiadora e pesquisadora da fundação Joaquim Nabuco; traz uma síntese de questões que envolvem o conceito de patrimônio)

• https://www.youtube.com/watch?v=_jMuVi1siQE (vídeo que integra o dossiê de tombamento do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro no IPHAN e na UNESCO, como Patrimônio da Humanidade)

Sugestões de sites:

• http://passadospresentes.com.br/site/Site/index.php (projeto Passados Presentes com vídeos sobre o projeto e cada um dos roteiros concebidos)

• https://www.erih.net/ (European Route of Industrial Heritage)

• http://whc.unesco.org/en/list/ (lista do patrimônio mundial – UNESCO)

• http://portal.iphan.gov.br/ (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – permite acesso às listas de bens tombados e registrados, inclusive vídeos integrantes dos dossiês dos bens imateriais)

A atividade é parte do projeto “Registro Digital da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju – desenvolvimento das habilidades comunicacionais no Ensino Fundamental I e II”, do programa USP Municípios em parceria com a prefeitura da Estância Turística de Piraju. A gravação está disponível abaixo:

Karolina Monte é repórter e bolsista do projeto “Registro da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju: desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS

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