Trabalho na USP revela a arte e a luta do pirajuense Rono

O professor, artista plástico e carnavalesco pirajuense Romualdo Dias Vieira, o Rono, foi o protagonista do Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo defendido na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo pelo estudante Edson Antonio de Araújo Júnior, na última terça-feira, 12 de dezembro de 2023.

Com o título Cenas Cortadas – um memorial da Aids, o trabalho conta a vida e a luta de Rono, por meio de depoimentos dos amigos Carlinhos Barreiros, Tânia Guerra, Antonia Oliveira e Norton Costa e dos sobrinhos José Luiz Vieira e Renata Camargo.

Rono faleceu em decorrência da Aids em 1989.

O trabalho recebeu a Nota 10, com louvor, pela banca  composta pelos professores Luciano Victor Barros Maluly e Luiz Fernando Santoro, ambos da USP, e de Talita Martins, coordenadora editorial da Agência de Notícias da Aids.

Em breve, o programa estará disponível em podcast pelas plataformas digitais e também poderá ser ouvido pelas emissoras de rádio da cidade e pela Rádio USP.

Imagens de Rono: arquivo da Família