Rádio Livre em Sorocaba

Revista Crítica da Informação (1984)

Hoje trago na íntegra a matéria publicada na Revista Crítica da Informação em 1984.

Claudio José dias Batista (2019, p. 214) relata como foi falar sobre a Rádio Voyage FM em um meio de comunicação:

“[…] um amigo meu daqui de Sorocaba chamado Mario Cesar Carvalho estava fazendo o Curso Superior de Audiovisual na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ele resolveu fazer uma matéria para uma revista chamada “Crítica da Informação”. Esse era o único veículo em que o Mario conseguia publicar. Nessa revista, ele conseguiu publicar uma matéria de cinco páginas sobre as rádios sorocabanas. Nós fizemos fotos mostrando como era o funcionamento das emissoras. A matéria relatava o crescimento das rádios livres em Sorocaba. Essa revista era destinada a jornalistas e, devido a isso, os profissionais do jornal “Folha de São Paulo” entraram em contato com o Mario após lerem esse material. O jornal pediu para ele fazer uma matéria sobre as rádios livres sorocabanas. Então, o Mário fez um novo trabalho sobre o assunto, só que mais amplo, com algumas dicas sugeridas pelos editores da Folha. Era uma reprodução da matéria que saiu na revista “Crítica da Informação”, mas mais completa. Foram entrevistados também alguns membros do Departamento Nacional de Telecomunicações (DENTEL). Essa matéria foi capa da “Folha de São Paulo” e abordava as rádios livres, as piratas e as comunitárias, pois o FM estava crescendo. Isso chamou a atenção da cidade de São Paulo, pois a população paulistana não tinha ideia do que estava acontecendo em Sorocaba“.

Agradecimentos especiais a Claudio José dias Batista e Luiz Artur Ferraretto.

As postagens da Coluna Rádio Livre em Sorocaba integram a pesquisa de Doutorado intitulada “Rádios Livres Sorocabanas: 40 anos depois”. O estudo é desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM ECA-USP).

Felipe Parra é Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da USP (PPGCOM ECA-USP). Possui Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (UNISO). É membro Grupo de Pesquisa do CNPq Alterjor: Jornalismo Popular e Alternativo, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Integrande do Grupo Internacional de Pesquisa do CNPq Mídia, Cidade e Práticas Sociais da Universidade de Sorocaba (MidCid). Participante do Grupo de Pesquisa do CNPq Mídias Contemporâneas da Universidade de Sorocaba (MIDCON_). Desenvolve pesquisas sobre tecnologias emergentes e mídias alternativas, com ênfase em rádios livres. Atua como Designer/Produtor Gráfico desde 2001. Como artista, trabalha com experimentações audiovisuais, sonoras e imagéticas.

Referências:
BATISTA, Claudio José Dias. Rádios livres sorocabanas: o depoimento de Cláudio José Dias Batista sobre a rádio Voyage. [Entrevista concedida a] Felipe Parra e Luciano Victor Barros Maluly. Revista de Estudos Universitários, Sorocaba, v. 45, n. 1, p. 211-220, 2019. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/reu/article/view/3683>. Acesso em: 10 dez. 2019.