Rádio Livre em Sorocaba

Vinheta Rádio Transuniversal 99 FM

Olá pessoal, tudo bem? Estou de volta com mais uma postagem sobre as rádios livres sorocabanas! Nesta oportunidade apresento a vinheta da Rádio Transuniversal 99 FM  e os comentários de Paulo Stecker (proprietário da radiodifusora independente) sobre a elaboração desse conteúdo radiofônico.

Ao verificar como as potencialidades do rádio eram usadas pelos entusiastas desse meio de comunicação em Sorocaba, nota-se que tais atividades se aproximavam do conceito de consumo midiático. Na perspectiva das pesquisadoras Mariângela Toaldo e Nilda Jacks (2013), o consumo midiático são os usos e apropriações dos conteúdos oferecidos pelas mídias como novelas, filmes, notícias, informações, entretenimentos, relacionamentos, espetáculos, programas etc. Ou seja, formas diferenciadas e criativas de utilizar a tecnologia e a linguagem radiofônica.

Agradecimentos especiais a Paulo Stecker

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=UBxK9Hlovy4[/embedyt]

As postagens da Coluna Rádio Livre em Sorocaba integram a pesquisa de Doutorado intitulada “Rádios Livres Sorocabanas: 40 anos depois”. O estudo é desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM ECA-USP).

Felipe Parra é Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da USP (PPGCOM ECA-USP). Possui Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (UNISO). É membro Grupo de Pesquisa do CNPq Alterjor: Jornalismo Popular e Alternativo, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Integrande do Grupo Internacional de Pesquisa do CNPq Mídia, Cidade e Práticas Sociais da Universidade de Sorocaba (MidCid). Participante do Grupo de Pesquisa do CNPq Mídias Contemporâneas da Universidade de Sorocaba (MIDCON_). Desenvolve pesquisas sobre tecnologias emergentes e mídias alternativas, com ênfase em rádios livres. Atua como Designer/Produtor Gráfico desde 2001. Como artista, trabalha com experimentações audiovisuais, sonoras e imagéticas.

Referências:
TOALDO, Mariângela; JACKS, Nilda. Consumo midiático: uma especificidade do consumo cultural, uma antessala para os estudos de recepção. In: Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 22., 2013, Salvador, BA. Anais, Salvador: UFBA, 2013. Disponível em: <http://compos.org.br/data/biblioteca_2115.pdf >. Acesso em: 20 jun. 2017.