ECA-USP Contra as Fake NewsEspeciais

Profa. Dra. Suely Maciel

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=Wzy1a-yrK2A[/embedyt]

Suley Maciel possui graduação em Jornalismo pela (Universidade Federal de Goiás), mestrado em Semiótica e Linguística Geral (Universidade de São Paulo), doutorado em Ciências da Comunicação (Universidade de São Paulo) e pós-doutorado em Comunicação (Universidade Autônoma de Barcelona). É docente da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), onde atua na graduação (cursos de Jornalismo e Relações Públicas), na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) e no curso de Especlalização Linguagem, Cultura e Mídia) e na extensão, além de participar de conselhos e comissões. Tem experiência profissional nas áreas de Jornalismo e Editoração (jornais, revistas, rádios, assessoria de imprensa e edição e preparação de originais em editoras universitárias). Nas áreas de ensino e pesquisa, trabalha principalmente com os seguintes temas: comunicação e acessibilidade, linguagem e produção de sentido, rádio e mídia sonora, jornalismo impresso e sonoro, análise dialógica do discurso. É líder do grupo de pesquisa Linguagem e Mídias Sonoras (CNPq). É membro dos grupos de pesquisa Rádio e Mídia Sonora, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Textos da Cultura em Mìdias Diferenciadas (TCult), da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP). Desde 2013, coordena o projeto Biblioteca Falada, de pesquisa e produção em mídia sonora acessível e audiodescrição para pessoas com deficiência visual e atualmente desenvolve o Mapa sonoro acessível de Bauru. Entre 2015 e 2017, foi pesquisadora do projeto em rede “Acessibilidade no ensino superior: da análise das políticas públicas educacionais ao desenvolvimento de mídias instrumentais sobre deficiência e inclusão” (Programa Observatório em Educação (Min. Educação/Capes – edital no. 49/2012). É pesquisadora convidada do Laboratório de Análisis Instrumental de la Comunicación (Laicom), da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Integra a Red Interuniversitaria Latinoamericada y del Caribe sobre Discapacidad y Derechos Humanos.

O projeto ECA-USP contra as Fake News é coordenado por:
Luciano Victor Barros Maluly
Professor titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE ECA-USP)
Felipe Parra
Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM ECA-USP)