EspeciaisProgramasVozes Giselistas

Ep. 3 – A voz Giselista de José Coelho Sobrinho

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=PrbbXAUzl-I[/embedyt]

Este terceiro episódio apresenta o depoimento do professor José Coelho Sobrinho, que foi amigo da professora Gisela desde os tempos em que ambos cursaram jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Aliás, professor Coelho foi veterano da professora Gisela: ele era da segunda turma de jornalismo, de 1971; enquanto ela pertencia à terceira turma, de 1972. Coelho e Gisela viveram, no CJE-ECA/USP, o período sombrio da ditadura, assim como os reflexos do mais duro golpe do governo militar: a instauração do AI-5, o ato institucional número 5, que cassou direitos, reprimiu e calou muitos, principalmente com a tortura e a morte. Coelho relembra que, nos anos 1970, havia entre os discentes uma consciência de que a ECA seria uma escola ainda melhor quando seus alunos assumissem à docência. E foi o que ocorreu naqueles anos de repressão extrema. Gisela Swetlana Ortriwano, assim como José Coelho Sobrinho, foi uma ex-aluna que virou professora, cumprindo nas décadas seguintes o desejo de mudança dos primeiros acadêmicos Ecanos. Chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração entre 2002 a 2006, fundador do Jornal do Campus da ECA em 1983 e integrante do atual quadro docente da USP, professor Coelho relembra, neste episódio, o início da carreira acadêmica de Gisela Swetlana Ortriwano. Ele fala das primeiras pesquisas da professora Gisela, com destaque para a elaboração da dissertação de mestrado orientada pelo professor Andre Casquel Madrid. O docente relembra também a influência do professor Walter Sampaio, que juntamente com o professor André foi uma referência teórica para Gisela, que ainda teve papel importante na vinda de Wladimir Herzog à ECA-USP na década de 1970. Tudo isso e muito mais você acompanha, a partir de agora, em mais uma voz Giselista: a do amigo de faculdade e de docência, José Coelho Sobrinho.