EspeciaisProgramasVozes Giselistas

Ep. 4 – A voz Giselista de Luiz Fernando Santoro

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=w5VmkxNfjbM[/embedyt]

Este quarto episódio apresenta o depoimento do professor Luiz Fernando Santoro, que compartilhou da amizade da professora Gisela na época em que ambos lecionaram no curso de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor Santoro participou, durante os anos 1980 e 1990, de uma série de atividades acadêmicas na ECA/USP com a docente Ecana. Uma que ambos coordenaram foi o “2º curso de aperfeiçoamento para professores de jornalismo”, ocorrido em 1986, em parceria com o professor José Marques de Mello. O evento gerou o livro “Radiojornalismo no Brasil, dez estudo regionais”, organizado pela profa. Gisela e lançado pela editora Com/Arte em 1987. A obra foi resultado de trabalhos monográficos que os participantes fizeram após aquele histórico curso. Assim como o livro “A informação no rádio”, “Radiojornalismo no Brasil” tem a marca do pioneirismo da professora Gisela ao abordar uma temática ainda hoje pouco explorada no campo da pesquisa: o caráter regional do rádio e do radiojornalismo. Santoro recorda, neste episódio, esta e outras iniciativas da docente Ecana, bem como a reestruturação do curso de radiojornalismo da ECA/USP nos anos 1980 e os caminhos trilhados por Gisela em áreas que começavam a chamar a atenção dos pesquisadores, como as novas tecnologias e o rádio digital. Ele ainda fala da amizade com a professora e sobre o perfil dos alunos de jornalismo que ambos ajudaram a formar ao longo de mais de duas décadas dedicadas ao ensino. Tudo isso e muito mais você acompanha, a partir de agora, em mais uma voz Giselista: a do colega de docência no CJE-ECA/USP, Luiz Fernando Santoro.