EspeciaisProgramasVozes Giselistas

Ep. 12 – A voz Giselista de Ricardo Gandara Crede – pt.2

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=1MYz_bquN5U[/embedyt]

O 12º e último episódio da série “Vozes Giselistas: as contribuições de Gisela Swetlana Ortriwano ao radiojornalismo e à comunicação” traz a segunda parte do depoimento de Ricardo Gandara Crede, biólogo que participou da última produção radiofônica liderada pela professora Gisela: o programa “Cantores Bons de Bico”, que foi ao ar pela Rádio USP entre 2003 a 2004. Ricardo, que foi aluno de Gisela no curso de especialização em divulgação científica do Núcleo José Reis da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, retorna para falar um pouco mais sobre o processo de evolução do programa, que surgiu como trabalho final da disciplina de rádio ministrada pela docente Ecana. Ele relembra a estratégia pedagógica da professora Gisela, que aliou a teoria à prática partindo de uma abordagem histórica sobre o rádio que visava mostrar as origens e o desenvolvimento da radiodifusão brasileira, levando os alunos a produzirem conteúdos sonoros conectados à realidade. Gisela sabia do potencial educativo de “Cantores Bons de Bico”, que marcou história dentre as produções veiculadas pela Rádio USP. Ricardo, que é mestre em tecnologia nuclear pela USP e biólogo na área de manejo e conservação da biodiversidade na divisão da fauna silvestre da secretaria municipal do verde e do meio ambiente da Prefeitura de São Paulo, falará também da contribuição da professora Gisela ao ensino do rádio e à divulgação científica, que era o propósito de “Cantores Bons de Bico”. Antes, ele relembra como foi a apresentação, para a professora Gisela, do trabalho final da disciplina de rádio do Núcleo José Reis. Tudo isso e muito mais você acompanha em mais uma voz Giselista: a do ex-aluno e produtor do programa “Cantores Bons de Bico”, Ricardo Gandara Crede.