ColunasEstação Sorocaba

Biografia Robson César

Robson César nasceu em Votorantim em 14 de março de 1968.

Filho de tecelões da Fábrica de tecidos Votorantim, ainda criança, por ser ligado ao esporte – pois praticava futebol, futsal, corrida e natação, tomou gosto por bicicletas e, junto com outro amigo, iniciou de forma pioneira a prática do bicicross na região em meados dos anos 80, vindo a construir a primeira pista para a prática da modalidade em Votorantim.

Seu hobby, além do esporte, era ouvir e gravar músicas com um rádio Motorádio AM e um gravador portátil National/Panasonic (cujos aparelhos guarda até hoje).

Em meados de 83, ganhou de presente dos pais um pequeno rádio Sanyo, de 3 faixas (AM/FM/OC). Desta forma conheceu a faixa FM (Frequência Modulada), pela qual se identificou e passou a ouvir diariamente. Sua paixão foi tanta, que imitava os locutores dessas rádios, em especial, das emissoras Cacique FM e Vanguarda FM, das quais foi adquirindo amizades dos narradores da época. Pedia emprestado um bombox Polivox de uma prima para tocar nas rodinhas de encontros com os amigos e amigas da rua.

Em 1984 seus pais compraram o primeiro Sistem de áudio, um DS-40 da marca Gradiente, o qual guarda intacto até hoje. Já com esse sistem, mais avançado e com antena externa, começou a sintonizar as primeiras rádios livres da região, dentre elas a Columbia, Voyage, StrickSom, Frankstape e Tropical.

Então, passou a se interessar pelo tema e fazer testes com seu walk tok. Até que um dia conheceu o Frankstape que lhe apresentou o Tropical. Com a amizade feita, Tropical lhe entregou o primeiro transmissor de FM, um BD (o qual guarda até hoje). A partir de então, inciava-se a Edisson FM, uma junção do nome Robson com Edissa, uma menina que na época era apaixonado. A Edisson FM trazia uma programação de FM mesmo, com músicas de sucesso gravadas em fitas k7s das FMs locais, e de discos adquiridos em lojas.

Até que um dia um parente próximo ter conhecimento das peripércias da Edisson FM e, por ser técnico eletrônico, ofereceu de presente um transmissor mais potente, montado dentro de uma caixa de UHF, com o famoso transistor 2N22A, com muito mais alcance em sua irradiação. Nascia, então, a TransUniversal FM. Junto com outro amigo, de nome Paulo, tocava a programação e locução.

A paixão foi tanta, que buscou emprego numa emissora de Sorocaba, mas foi informado que para ser locutor teria que apresentar o diploma para a função. Foi então que em 1985, matriculou-se para a primeira turma de radialista realizada pelo Senac Sorocaba.

Após se formar e com o diploma nas mãos, voltou à mesma emissora sorocabana e acabou sendo contratado em dezembro do mesmo ano. Em 25 de janeiro de 1986, começou a fazer locução na emissora. Por conta disso, para não correr risco algum, passou todo o equipamento da TransUniversal FM para seu amigo Paulo, que tocou a emissora livre por um bom período.

Ainda como locutor, conheceu a área de venda de propaganda (anúncios) da emissora Vanguarda e começou a revezar seu trabalho de locutor com agenciador de publicidade. Área que gostou muito e o levou a se formar em Publicidade pela OSE Sorocaba.

Além da Vanguarda, passou por várias emissoras de Sorocaba e região como Manchester AM, Cacique FM, Meridional FM, Nova FM, Ativa FM, Cidade FM (Itu), FM90 (Salto) e Líder FM Metropolitana.

Em 1996, junto com outro amigo, montou a rádio livre Cidade FM de Votorantim em 107,9 MHz. Emissora que ficou pouco tempo no ar, pois foi fechada pela Polícia Federal após denúncia anônima e os dois amigos responderam a processos judiciais pois, naquela época, transmitir em frequência modulada de forma irregular era contravenção.

Ainda em 1996 voltou a trabalhar em rádio comercial. Então, teve a oportunidade de estagiar numa emissora de tevê, e logo foi efetivado como repórter e apresentador. Diante dessa oportunidade, matriculou-se no curso de Jornalismo na Uniso, onde se formou em 2000. Em 2001, entrou para o serviço público, sendo assessor de comunicação da Prefeitura de Votorantim. Em 2005, cursou pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero. Mesmo ano em que ajudou a montar o departamento de comunicação da Câmara de Votorantim, e por conta disso, acabou sendo convidado pela Presidência da época, a assumir o cargo.

Em 1998, auxiliou um grupo de amigos a legalizar a rádio livre Tropical FM de Votorantim, transformando-a em rádio Comunitária (RadCom), outorga que veio em 2002 e hoje é a Nova Tropical FM e opera na frequência de 105,9 MHz.

Em 2008 iniciou o bacharelado em Direito pela Uniso. Em 2009 assumiu a presidência da Rádio, agora Nova Tropical FM, sendo reeleito em 2010, mesmo ano que se afastou da presidência da emissora para assumir um projeto internacional. Trabalhou na rádio América da cidade de Newark/EUA, com um programa musical pelas manhãs. Quando voltou, três meses depois, optou em deixar definitivamente a emissora Nova Tropical para tocar um projeto profissional.

Atualmente trabalha como funcionário público prestando seus serviços na área de assessoria na Câmara de Votorantim.