ColunasPodcast e Rádio

Rádio no Brasil não é coisa do passado

Ainda hoje são cerca de 80% dos brasileiros que ouvem essa mídia, segundo a Pesquisa Kantar Ibope Inside Rádio 2021. A média é de ouvir diariamente mais de 4 horas de rádio.Mas com a crescente audiência dos podcasts no país, há quem – mais uma vez – anuncie a morte do rádio. Será? E afinal, quais são as diferenças entre rádio e podcast?

Beatriz Pasqualino é doutoranda em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), onde estuda radiojornalismo em Cuba sob orientação do professor Luciano Maluly.  É mestra em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  É sócia-fundadora da Rádio Tertúlia, empresa de produção de podcasts e programas de rádio. É jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e socióloga formada pela FFLCH/USP. Possui 20 anos de experiência em radiojornalismo, comunicação popular e em reportagens voltadas aos direitos humanos. Foi repórter e editora na Rádio Nacional/Radioagência Nacional, diretora do jornal/site/rádio Brasil de Fato, além de ter atuado na direção da Rádio Brasil Atuou (98,9 FM – Grande São Paulo) e da TVT. Foi jornalista do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Recebeu o Prêmio Líbero Badaró e o Prêmio Petrobras de Jornalismo, entre outros.