Cidades Tecnológicas e Comunicativas

Iluminação pública: eficiência energética na gestão e qualidade no serviço para o usuário

A atividade será realizada com a presença do Prof. Dr. Oswaldo Sanchez (IPT). Pós-doutorando do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – CSCG/USP, doutor em Ciências – Área de Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo – IEE/USP, mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT e graduado (Bacharelado) em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo – IFUSP. É pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, tem experiência na área de Física Aplicada, com ênfase em energia (geração e usos finais). Atua principalmente na área de sustentabilidade urbana, análise do Nexus-WEF (Agua-Energia-Alimentos) e políticas públicas para mitigação da pobreza energética. Realiza estudos de avaliação da ecoeficiencia de materiais, produtos, instalações e serviços, com a aplicação da técnica de Avaliação do Ciclo de Vida – ACV. Faz avaliação das propriedades de materiais e instalações de iluminação e sinalização para a segurança, mobilidade e bem estar em infraestruturas urbanas.