Rádio Livre em Sorocaba

3º Grande Encontro das Rádios Livres Sorocabanas comemorou o apogeu desses extintos canais de comunicação alternativos

No último dia 20 de maio, ocorreu o 3º Grande Encontro das Rádios Livres Sorocabanas. O evento, realizado na casa de Tony Granati,  reforçou os laços entre os donos das extintas rádios livres do município.

Com um ambiente acolhedor e diversificado, o encontro promoveu a troca de experiências e histórias sobre esse importante movimento que ocorreu a 40 anos atrás.

As rádios livres sorocabanas eram veículos de comunicação que operavam fora da lógica do monopólio das telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, essas iniciativas ampliaram o acesso à informação e possibilitaram que vozes plurais fossem ouvidas. Vale ressaltar que essas rádios livres do interior paulista estão inativas a mais de 30 anos.

O evento foi marcado pela participação de pessoas que tiveram experiências pessoais ao criar e operar uma emissora autônoma de rádio. A casa de Tony Granati abriu as portas para acolher os entusiastas do rádio e proporcionar um espaço de troca de ideias e experiências.

O 3º Grande Encontro das Rádios Livres Sorocabanas foi um sucesso, fortalecendo a amizade entre pessoas que se enveredaram pelas potencialidades do rádio FM. Ao reunir realizadores, ouvintes e simpatizantes, o evento anual mantém viva as memórias de um importante movimento para a Comunicação Radiofônica brasileira.

Os donos das extintas rádios livres que compareceram no evento foram:
Tony (Columbia FM / Rádio Atividade FM), Waltair (Studio FM), Nivaldo (Studio FM), Robson (Edisson FM / Transuniversal FM), Paulo (Transuniversal FM), Francisco (Queops FM), Silvana (Cidade FM, Regional FM, Alternativa FM, entre outras), Cassio (Alcance FM) e Marçal (Radar FM).

Reportagem: Prof. Dr. Felipe Parra (ECA-USP)
Fotos: Waltair e Nivaldo