Alunos de Jornalismo ganham Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia

O programa Universidade 93,7 da Rádio USP foi contemplado, pela quinta vez, com o prêmio de melhor reportagem em rádio do Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia. A salva de prata foi mais uma vez entregue a alunos do curso de Jornalismo da ECA-USP em cerimônia realizada nesta última segunda-feira (27), na Câmara Municipal de São Paulo.

Troféu que já está na sua 26ª edição elegeu o especial Cozinha de Herança como a melhor reportagem gastronômica em rádio deste ano. Este especial, veiculado pela Rádio USP entre 13 e 26 de agosto deste ano, também está disponível em forma de podcast pelo Jornal da USP.

O programa traz reportagens dos alunos sobre restaurantes paulistanos das mais diversas culturas, sempre enfatizando o aspecto de herança culinária. O especial contou ainda com comentários da jornalista Silvana Azevedo, também mestra e doutoranda pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Integrando o programa Universidade 93,7 da Rádio USP, que completou 15 anos no ar em 2023, este projeto foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Superintendência de Comunicação Social (SCS) e o Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, com o objetivo de transmiti programas produzidos pelos estudantes.

Os alunos responsáveis pela produção do especial Cozinha de Herança são Aline de Almeida Novakoski, Beatriz Lopomo Pereira, Beatriz Santos Herminio, Jaqueline Cristina Silva, Sofia Kercher da Silva e Thiago Gelli Carrascoza.

A coordenação foi realizada pelo professor Luciano Victor Barros Maluly, sendo que o programa também contou com a colaboração do jornalista e pesquisador Daniel Azevedo Muñoz, doutorando em História Contemporânea pela Universidade Autônoma de Madri (Espanha), que realizava estágio doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP durante a realização do projeto.

Os outros episódios do Universidade 93,7 que foram premiados em edições anteriores do Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia foram o especial sobre restaurantes de imigrantes e refugiados da capital paulista (2017); o especial sobre o Festival de Inverno com Jazz e Fondue (2018); o programa Restaurantes em São Paulo (2019); e, recentemente o programa História com Tempero: Mocotó (2022).

Ouça o programa premiado deste ano:

PRIMEIRO EPISÓDIO

SEGUNDO EPISÓDIO