ColunasNotíciasRádio Livre em SorocabaUniversidade 93,7

Revivendo a Onda: 4º Encontro das Rádios Livres Sorocabanas

No dia 3 de fevereiro de 2024, mais um momento de nostalgia e celebração marcou o 4º Encontro das Rádios Livres Sorocabanas. Reunindo pessoas que foram protagonistas do movimento radiofônico nas décadas de 80 e 90, o evento foi um verdadeiro resgate das memórias que impulsionaram as transmissões livres na região.

O encontro, que ocorreu após quatro décadas desde o ápice dessas rádios alternativas, foi o resultado de um estudo profundo conduzido pelo Prof. Dr. Felipe Parra sobre as Rádios Livres Sorocabanas. Sua pesquisa não apenas documentou a história desse movimento, mas também reavivou o espírito de comunidade entre os membros que fizeram parte desse período marcante da comunicação radiofônica brasileira.

O Prof. Dr. Parra encontrou um terreno fértil para seu estudo ao perceber o impacto duradouro das rádios livres na cultura e na sociedade de Sorocaba. Sua investigação não foi apenas acadêmica, mas também uma forma de reconhecer a importância dessas iniciativas na democratização da informação e na promoção da diversidade de vozes.

Após a conclusão da pesquisa, a ideia de reunir os membros desse movimento ganhou força, e o primeiro encontro foi um grande sucesso. Desde então, os encontros ocorrem periodicamente, permitindo que aqueles que compartilharam o microfone e os ideais de liberdade radiofônica revivam os momentos de camaradagem e criatividade que marcaram aquela época.

No 4º Encontro das Rádios Livres Sorocabanas, as histórias fluíram livremente, ecoando através dos anos para inspirar as gerações presentes. Os participantes puderam relembrar os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas e os laços duradouros que se formaram durante aqueles dias de transmissões clandestinas.

Mais do que uma simples reunião, o encontro foi um testemunho vivo da resiliência e da importância das iniciativas independentes na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. As Rádios Livres Sorocabanas podem ter silenciado seus transmissores, mas o espírito de liberdade e expressão que elas representavam continua pulsando nos corações daqueles que as mantiveram vivas.

Enquanto nos despedimos do 4º Encontro das Rádios Livres Sorocabanas, olhamos para o futuro com esperança e determinação. Que esses encontros continuem a ser um farol de inspiração para as gerações futuras, lembrando-nos sempre do poder transformador da voz livre e da comunicação sem amarras.

Juntos, seguimos adiante, honrando o legado das Rádios Livres Sorocabanas!