Antecipe-se aos remédios

 

Crédito: Cecília Bastos
Professor Ricardo Linares orientando atividades físicas para terceira idade no CEPEUSP
Crédito: Cecília Bastos
Crédito: Cecília Bastos

 

O professor Linares completa a orientação: “Qualquer idoso pode e deve fazer atividades físicas, desde que passe por avaliação de um profissional sobre suas condições gerais de saúde. Muitas pessoas não começaram ainda, porque não conhecem as várias opções de exercícios”. O Cepeusp tem programas distintos para as diferentes faixas etárias há mais de 20 anos. As aulas para idosos fazem parte desse conteúdo. “Pelo exemplo do Cepê, os idosos que começam a freqüentar as classes não querem mais parar.”

Veja algumas relações de exercícios e saúde:

Osteoporose

O maior risco são as conseqüências de fraturas decorrentes de quedas. De cada dez idosos fraturados, cinco permanecem confinados em casa e dois falecem em um ano de reclusão por causa de complicações como infecção urinária e embolia pulmonar.

Exercícios de força e aeróbios amenizam muito a perda muscular. Para aumentar a diversão e diminuir impactos no esqueleto, atividades na piscina são recomendadas.

Hipertensão

Relacionada a doenças cardíacas e derrames, a hipertensão requer o uso de medicamentos que podem prejudicar as capacidades cognitivas do indivíduo, afetando negativamente o estado de ânimo. Por conseqüência, o indivíduo sente menos vontade de se exercitar.

Diabetes

A maioria dos casos desenvolve-se em pessoas obesas. Diferente da hipertensão, os exercícios têm efeitos mais notáveis neste caso: além de prevenir a doença, são capazes de reduzir efetivamente o uso de insulina. Mas atenção para não se submeter a uma alta carga de exercícios de imediato. A alta produção de insulina pelo pâncreas, induzido pelo exercício, junto aos medicamentos rotineiros para o diabético, pode acarretar uma crise hipoglicêmica.

Depressão

O professor do Cepeusp, Ricardo Linares, destaca: “Não é uma característica da velhice ser recluso ou deprimido. Isso acontece devido ao isolamento”. Ele diz ter comprovado que um programa de exercícios em turma ajuda as pessoas de idade a estabelecer contato com novos amigos e conseguir novo engajamento social, afastando os conflitos psicológicos.

Osteoporose, hipertensão e diabetes. Fonte: Envelhecimento, atividade física e saúde, de Roy J. Shephard.

Serviço

O programa de atividade para idosos no Cepeusp tem início a cada semestre. Mais informações pelo telefone (11) 3091-3361/3362, ou pelo site www.cepe.usp.br.

<anterior página 1 | 2 | 3

 



web
www.usp.br/espacoaberto