texto: Cinderela Caldeira


 

 

 

Laranja fácil de descascar já é realidade na Esalq

Saborear uma laranja sem a dificuldade de ter que descascar. Esse é um dos objetivos da linha de pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo Laboratório de Pós-colheita de Frutas e Hortaliças, do Departamento de Produção Vegetal da Esalq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. O trabalho está associado a um conjunto de pesquisas que se complementam, com o objetivo de aumentar a vida útil de produtos hortifrutícolas e viabilizar sua comercialização.

Pelo baixo custo e por ser difícil de descascar, a laranja foi escolhida para iniciar os estudos sobre processamento mínimo, que visa a gerar tecnologia que permita o descascamento da fruta em escala comercial, de forma simples. De acordo com Ângelo Jacomino, professor do laboratório e coordenador do estudo, as avaliações indicaram que, através da imersão em água aquecida, é possível reduzir, aproximadamente, 30% do tempo necessário para o descascamento. “O calor permite também a retirada completa da película branca que fica sob a casca chamada albedo”, afirma.

A fruta foi mantida submersa na água a 50ºC por oito minutos, após medir a temperatura interna da laranja, de um a três centímetros de profundidade, foi observada uma temperatura entre 5ºC a 10ºC, respectivamente, portanto houve um leve aquecimento, visto que a temperatura interna inicial era de 6ºC. Após a retirada da casca e do albedo, a fruta apresentou uma durabilidade maior com o resfriamento e manteve a aparência de recém- descascada por até doze dias, quando armazenada a 6ºC e até nove dias sob uma temperatura de 12Cº.

O aproveitamento dos subprodutos gerados com os resíduos provenientes do processo é outra vantagem. A casca pode ser utilizada na extração do óleo para aplicação do aroma em essências nas indústrias de cosméticos e alimentos, doces e ração animal.

Leia também:
Alimentação das creches da Coseas foi tema de pesquisa

73% das crianças desaparecidas fogem de casa

   



web
www.usp.br/espacoaberto