texto: Cinderela Caldeira
foto: Cecília Bastos


 

 

 

Profissionais do HU têm trabalhos premiados

Elisabete Finzch Sportello e Célia Maria Kira, ambas do Hospital Universitário (HU), foram premiadas no 7º Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar (Sibrad) com menção honrosa, categoria Comissão Científica.

A enfermeira Elisabete foi premiada com o trabalho “Ser Cuidadora: Uma Questão de Gênero”. Uma pesquisa qualitativa realizada através de entrevistas com as cuidadoras dos pacientes do Programa de Assistência Domiciliar (PAD). A análise das respostas mostrou sentimentos ambíguos como sofrimento e prazer, facilidades e dificuldades no cuidado e ser mulher na perspectiva de gênero como algo naturalizado na vida das mulheres. As dificuldades estão relacionadas à higiene, transporte, movimentação e falta de colaboração. Já as facilidades estão relacionadas à alimentação, administração de remédios e fazer curativos. Elisabete se diz muito feliz pelo prêmio e por representar o HU.

A médica Célia apresentou a pesquisa descrito-epidemiológica elaborada por meio do levantamento de prontuários de pacientes atendidos pelo PAD entre maio de 2000 e janeiro de 2006. Com as informações colhidas foi criado um banco de dados dos pedidos de admissão no programa, traçando um perfil dos pacientes, como as doenças, altas e óbitos no período. Célia diz que “as premiações foram objeto de alegria e do reconhecimento do nosso trabalho, e deixam a equipe multidisciplinar mais motivada”.

Leia também:
OMS altera níveis mínimos para a poluição do ar

Faltam leis e políticas para coibir a discriminação

   





web
www.usp.br/espacoaberto