texto: Daniel Fassa
Fotos: Divugação, arquivo pessoal e Francisco Emolo

 

arte com imagens do arquivo pessoal de angelita e foto de Francisco Emolo

 

 

 

 

 

 

©: arquivo pessoal
Angelita viveu parte da infância no ambiente bucólico da Ilha do Marajó.

 

 

 

 


“O maior privilégio da vida é descobrir o que você gosta de fazer.” Se existe alguém com autoridade para fazer tal afirmação, essa pessoa é Angelita Habr Gama. A médica pronuncia essas palavras do alto de uma vida inteira dedicada com brilhantismo à profissão que tanto ama. Pioneira e muito competente em tudo que fez e faz, Angelita é uma das cirurgiãs mais premiadas e reconhecidas de sua área, nacional e internacionalmente.

Filha de libaneses, Angelita nasceu na Ilha do Marajó, no Pará, onde viveu até os 6 anos de idade. Lá começou sua alfabetização, que seria o alicerce da vida de muito estudo que estava por vir. “Como morávamos na Ilha, eu e meus cinco irmãos íamos de canoa à escola”, rememora. Após a morte de um dos filhos por apendicite aguda, seu pai, Kalil Nader Habr, resolveu vender tudo o que conquistara desde sua chegada ao Brasil – os búfalos, a fazenda – e se mudar para São Paulo, onde haveria mais recursos para cuidar da saúde de toda a família.

Na capital paulista, Kalil Habr montou uma mercearia em frente à estação dos bondes da Vila Mariana e comprou uma casa na Praça da Árvore, onde parte da família mora até hoje. Angelita realça as mudanças ocorridas desde então: “Naquela época, o local era absolutamente deserto. Hoje a casa fica em frente à estação do Metrô”.

“Atirada, trabalhadora e boa aluna”, Angelita não tinha dificuldades nos estudos. Sempre enfrentou com sucesso os processos seletivos para ingressar nas ótimas escolas públicas de então. Dessa forma, fez o primário e o ginásio no Instituto de Educação Caetano de Campos e o colegial no Colégio Estadual Presidente Roosevelt. Nesse período, também descobriu seu talento para o vôlei e fundou com as colegas de classe um clube chamado Adamus, existente até hoje.

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   





web
www.usp.br/espacoaberto