“Na rodovia Fernão Dias, é comum
ter quedas de barreiras e o motorista ficar
preso por horas. Com a redução
da velocidade, o tempo parado diminui”, sugere
Godoy, pesquisador da Poli.
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Chega de stop and go! Uma pesquisa
da Escola Politécnica (Poli) pretende
diluir o congestionamento nas estradas. Foi
desenvolvido um software que controla a velocidade
e o fluxo de veículos, evitando a
concentração nos pontos de
afunilamento. O objetivo é evitar
ao máximo a lentidão e as indesejáveis
paradas durante uma viagem.
O responsável pelo projeto é o
engenheiro eletricista José Roberto
Godoy, doutorando sob orientação
do professor Plínio Castrucci, aposentado
da Poli. Godoy trabalhou com um programa
chamado Arena, que já era aplicado
em vários países para simulações
de linhas de montagem e outros processos
produtivos. A tarefa do pesquisador foi adaptá-lo
a simulações de tráfego.
À medida que aumenta a concentração
nos pontos de gargalo das estradas, o fluxo
de veículos diminui porque eles não
têm vazão. A proposta do doutorando é fazer
o cálculo imediato do trânsito
nessas situações e estabelecer
uma velocidade menor para os outros carros
que estão a alguns quilômetros
antes do gargalo, evitando que eles fiquem
presos na turma dos parados.
“Para fazer a medição do fluxo
na estrada, nós podemos usar sensores
de piso nos potenciais pontos de problema
e a 20 ou 30 quilômetros de distância
deles”, explica Godoy. “Com um algoritmo
matemático já estabelecido,
os sensores vão encontrar a velocidade
otimizada para os veículos que estão
se aproximando. E, através de painéis
eletrônicos ao longo da estrada, será sugerida
a redução da velocidade.”
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