página inicial
Gestão administrativa
  - Descentralização Administrativa

 

Foi aprovado no Conselho Universitário, no dia 12 de dezembro de 2008, proposta que contempla a criação de Coordenadorias, em substituição às Prefeituras dos Campi, em São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Bauru, Piracicaba e Pirassununga, tendo sido criadas novas Coordenadorias no Campus de Lorena e no Quadrilátero Saúde/Direito - formado pela Faculdade de Medicina, Faculdade de Saúde Pública, Escola de Enfermagem, Instituto de Medicina Tropical e Faculdade de Direito, assim como a Diretoria Administrativa do Gabinete da Reitoria (DAGR). Foram instituídos os Conselhos Gestores em todos os campi exceto Lorena onde o Conselho Técnico Administrativo da Escola de Engenharia faz este papel.

A DAGR, as Coordenadorias e os Conselhos Gestores dos Campi compõem a estrutura descentralizada, que visa, em última análise, a conferir maior agilidade às atividades-meio e proporcionar maior autonomia, aumentando a responsabilidade dos dirigentes em seus respectivos campi.

Os Conselhos Gestores são formados pelo coordenador do campus, dirigentes das Unidades de Ensino e Pesquisa, Institutos Especializados e Órgãos Complementares, representantes do corpo discente e dos servidores técnico-administrativos e um representante de expressão da região, sem vínculo com a USP, indicado pelo reitor.

A DAGR está implantando Setores Regionais da Consultoria Jurídica, da Coordenadoria do Espaço Físico (Coesf), assim como alterando substancialmente os procedimentos operacionais até então vigentes da Comissão de Cooperação Internacional (CCint), da Coordenadoria de Assistência Social (Coseas), da Comissão Permanente para Apuração de Acidentes com Veículos Oficiais (Copavo) e da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) através da criação de Comissões locais destes órgãos em todos os campi do interior. No caso do Quadrilátero Saúde / Direito, apenas setores regionais da Consultoria Jurídica e da Coesf estão sendo implantados.

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) passou a ter uma Assistência Técnica para atuar juntamente com a Coordenadoria do campus de São Paulo nas atividades relacionadas à área/ espaço físico/infra-estrutura da EACH.

Para os setores regionais da Consultoria Jurídica, já constituídos, foram contratados 20 novos advogados, sendo dois para o campus de Ribeirão Preto, três para São Carlos, um para Piracicaba, um para Pirassununga, um para o Quadrilátero Saúde/Direito, um para a EACH e 11 para o campus de São Paulo.

Os escritórios regionais da Coesf (Core) também já foram constituídos, e irão dispor de local próprio e infraestrutura adequada nos campi. Para isso, foi autorizada a criação de cinco Diretorias Técnicas de Divisão para viabilizar o funcionamento dos Cores.
 
            
Internacionalização           GRADUAÇÃO         PÓS-GRADUAÇÃOGESTÃO ADMINISTRATIVA
PESQUISA           Unidade de ensino e pesquisa        Valorização de RH


coordenação Editorial: Assessoria de imprensa da reitoria/USP     .      fale com a assessoria