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Gestão administrativa
  - Gespública USP

 

Com o objetivo de conquistar a excelência na qualidade dos serviços públicos, dentro de uma política concreta de gestão estratégica contemporânea na Administração da USP, foi lançado, em 2006, o Programa de Gestão Estratégica e Desburocratização na Administração – Gespública USP, que tem como referencial o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Uma Comissão Central foi criada em 2007, para seu gerenciamento, sob presidência da diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Maria de Lourdes Pires Bianchi.

Em 2007, foi realizado o primeiro ciclo de autoavaliação do Programa em 53 Unidades/Órgãos da Universidade, com a apresentação de 47 Planos de Melhorias de Gestão, que foram colocados em prática. Dessas 53 Unidades, 80% delas encontram-se no estágio dois de nível de gestão, segundo critérios das faixas de pontuação global do Instrumento para Avaliação da Gestão Pública do Gespública.

Dentro das transformações promovidas pelo programa, na Reitoria, por exemplo, tem-se o avanço registrado no setor de Convênios, que concentra, em um único espaço, as atividades de cunho acadêmico, administrativo, jurídico e financeiro, a gestão de diplomas também ganhou agilidade na sua emissão, revalidação e de reconhecimento, com a adoção de um diploma único, com novo lay out e introdução de chave de segurança contra falsificações.

Foi desenvolvido um novo software de gestão de estágio, totalmente estruturado em workflow eletrônico, via WEB, que integrou todas as áreas envolvidas, permitindo uma redução significativa em custos e no tempo de tramitação das concessões e prorrogações de estágios não obrigatórios e remunerados da Universidade, além de fornecer uma base de dados com indicadores gerenciais mais precisos e eficazes. Também com o objetivo de reduzir os trâmites, foram descentralizados os cadastros do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE aperfeiçoando também esse processo.

E, finalmente, a gestão de frotas e compras passou por profundas mudanças, com o desenvolvimento de um software específico para gestão de frota corporativa, distribuído a todas as Unidades de Ensino e Pesquisa e Órgãos. Na gestão de compras, em outubro de 2007, foram disponibilizados modelos de editais, o que levou à descentralização das análises. Em 2008 e 2009, foram promovidos três encontros do Gespública USP, com o objetivo de difundir e trocar experiências sobre as inovações nas práticas de gestão da Universidade. Desses encontros, participaram cerca de 800 servidores docentes e não-docentes, oriundos de 53 Unidades de Ensino e Pesquisa e Órgãos da Universidade.


Plano de Melhorias das Unidades USP         Clique na imagem para
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diploma
 
            
Internacionalização           GRADUAÇÃO         PÓS-GRADUAÇÃOGESTÃO ADMINISTRATIVA
PESQUISA           Unidade de ensino e pesquisa        Valorização de RH


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