página inicial

Revitalização e Segurança
       - Segurança

Na área de segurança, nos últimos quatro anos, foram feitos investimentos como forma de garantir a prevenção e redução de danos para a comunidade universitária. Não só investir em infraestrutura, mas também incentivar a elaboração de projetos que melhorem a segurança nas diversas Unidades de Ensino e Órgãos foram prerrogativas desta gestão. Em Bauru, impactaram de forma positiva as atividades e as ações preventivas da Guarda Universitária, com a contratação de quatro novos agentes de vigilância e a conclusão de estudos para instalação de câmeras de monitoramento e da instalação de uma base operacional.

O campus de Piracicaba viabilizou um novo contrato de serviços de vigilância terceirizada, passando de 84 para 155 vigilantes e mais 33 funcionários que permitiram maior segurança para a Fazenda Areão e para a Estação Experimental do Departamento de Ciências Florestais de Itatinga. Foram instaladas câmeras na entrada do campus e adquiridos novos uniformes para os agentes. Em Pirassununga, foram investidos R$ 213 mil em segurança, incluindo a instalação de câmeras, alarmes e cancelas.

Em Ribeirão Preto, foram elaborados projetos de segurança para quatro Unidades de Ensino. Houve ampliação no número de prédios com alarmes instalados e monitorados pela Guarda Universitária e a troca do link óptico, usado nas câmeras de monitoramento dos espaços. Fechando os investimentos e ações de segurança neste campus, ampliou-se a quantidade de monitores de vídeo de vigilância da sala de monitoramento do setor. No início de 2009, Ribeirão Preto ganhou uma Comissão Assessora do Conselho Gestor para Assuntos de Segurança.

Em São Carlos, foram feitos investimentos para ampliação da sala de monitoramento eletrônico e da seção de fiscalização do campus e finalizado o projeto de segurança eletrônica para o campus 2.

Os investimentos no campo da segurança na Capital foram direcionados à troca e ampliação de frota de veículos e a continuidade do programa preventivo de segurança comunitária, com ampliação da frota da Guarda Universitária, do quadro de funcionários do setor e de empresas de segurança contratadas; implementação do posto avançado de segurança comunitária e no quadrilátero da saúde. Também foi ampliado o sistema de vigilância eletrônica, com instalação de 85 novas câmeras no campus e uma nova central de controle para a implantação do programa de segurança institucional nos museus da Universidade. Além disso, foram retomadas as campanhas de segurança no trânsito e criada a Diretoria de Segurança Institucional, voltada especialmente para o atendimento dos prédios da Reitoria, Gabinete da Reitora e das Unidades sob forma de consultoria.





fotos: Ernani Coimbra
 
            
Internacionalização           GRADUAÇÃO         PÓS-GRADUAÇÃOGESTÃO ADMINISTRATIVA
PESQUISA           Unidade de ensino e pesquisa        Valorização de RH


coordenação Editorial: Assessoria de imprensa da reitoria/USP     .      fale com a assessoria