página inicial
Disseminação do Conhecimento
    - IPTV

Em agosto de 2007 foi criado o IPTV USP para a ampla divulgação da produção intelectual da USP e dos diversos aspectos das atividades acadêmicas. A finalidade é modernizar e democratizar o acesso às informações, que pode ser por demanda ou por transmissão ao vivo.

O conteúdo do IPTV USP traduz a diversidade de produção da USP em diferentes formatos e linguagens, como aulas, experimentos, palestras, simpósios, debates, documentários, peças de teatro, shows e inúmeros outros eventos de interesse público e coletivo. Entre as ferramentas disponíveis ao usuário, uma delas é a possibilidade de criação de canais de programação pré-definida, o que caracteriza um sistema de IPTV.
O IPTV USP possui acervo de mais de 3.200 vídeos e, até julho de 2009, foram realizadas 738 transmissões, contendo os mais diversos tipos de acontecimentos. O resultado alcançado pelo IPTV USP é um produto de escopo amplo, que atende não só as necessidades relacionadas ao processo de publicação e consumo de vídeos e eventos, mas, também, como um avançado instrumento de gerência efetiva dos serviços disponibilizados pela rede.

Para incrementar as ações do IPTV, a USP desencadeou um projeto voltado para a criação dos Centros de Produção Digital, 20 deles já definidos e iniciada a instalação, além da adequação de 44 auditórios para transmissão de imagem e áudio. Em 2008, foram qualificados 96 servidores para atuação em videoconferência e adquiridos 23 novos equipamentos de alta definição.

O IPTV USP é fruto de uma Plataforma de Gerência de Vídeo desenvolvida pelo Grupo de Trabalho em Gerência de Vídeo (GTGV), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) e o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica (LARC/PCS/EPUSP).

 
 
            
Internacionalização           GRADUAÇÃO         PÓS-GRADUAÇÃOGESTÃO ADMINISTRATIVA
PESQUISA           Unidade de ensino e pesquisa        Valorização de RH


coordenação Editorial: Assessoria de imprensa da reitoria/USP     .      fale com a assessoria