página inicial
Disseminação do Conhecimento

 

A USP, principal produtora de ciência no Brasil, recorre a muitos meios para disseminá-la, desde os mais tradicionais, como a publicação de revistas especializadas, a colaboração em periódicos internacionais e a produção de livros, até os mais avançados como o livro digitalizado e outros recursos virtuais postos a serviço da sociedade graças à evolução da tecnologia.

Algumas vezes, o tradicional e o moderno se juntam na busca dos mesmos fins como é o caso, por exemplo, da Coleção Brasiliana, parte integrante da Biblioteca Guita e José Mindlin, doada à Universidade, que, ao lado do livro em suporte papel, está sendo escaneada pela “Maria Bonita”, apelido do robô que reconhece 120 línguas, verdadeiro desafio à Torre de Babel e exemplo de superação de dificuldades lingüísticas.

A Brasiliana, nas duas formas de apresentação, terá sede num imponente edifício em construção no coração da Cidade Universitária. O projeto arquitetônico espelha-se em bibliotecas universitárias norteamericanas e francesas. Na linha da inovação tecnológica, cabe destacaros esforços para a renovação do software de gerenciamento do Banco de Dados Bibliográficos da USP - Dedalus, cuja versão atual datava de 1997.

Já o Portal E-Book, chegou às três Universidades Públicas do Estado de São Paulo, USP, Unesp e Unicamp, há dois anos, contando com financiamento da Fapesp.

Outro instrumento de divulgação e até de popularização do conhecimento produzido nos laboratórios da Universidade, e em outras instâncias de pensamento e de pesquisa do País, é a Editora da USP, fundada em 1962 e que viveu duas fases bem distintas: da criação até 1988, quando atuava em co-edição com editoras privadas, sem delimitar claramente os campos do público e do privado, e de 1988 até a presente data, fase em que ganhou estrutura produtiva e catálogo próprio. Ao completar vinte anos da reforma, comemora também o lançamento do milésimo título.




     
 
            
Internacionalização           GRADUAÇÃO         PÓS-GRADUAÇÃOGESTÃO ADMINISTRATIVA
PESQUISA           Unidade de ensino e pesquisa        Valorização de RH


coordenação Editorial: Assessoria de imprensa da reitoria/USP     .      fale com a assessoria