página inicial
Tecnologia
   - Selo Verde

 

Lançado em dezembro de 2008, pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE), com o apoio da Coordenadoria de Tecnologia de Informação (cti), o Selo Verde da USP é um reconhecimento concedido às empresas da área de tecnologia cujos produtos sejam ambientalmente sustentáveis. O objetivo do selo é a garantia que o equipamento, no final de seu ciclo de vida útil, não seja mais um lixo eletrônico prejudicial à natureza e ao homem.

Nesse caminho, a primeira grande compra de “micros verdes” já foi possível em outubro de 2008. O processo teve início com o edital que recomendava que as empresas fabricantes de computadores atendessem os seguintes requisitos: economia de energia elétrica e inexistência de elementos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente.
O Selo Verde tem, também, como objetivo incentivar as empresas para a pesquisa e fabricação de equipamentos de TI sustentáveis. Com base nesses quesitos, a primeira empresa a receber o selo foi a Itautec, vencedora em um processo licitatório envolvendo o fornecimento de desktops e notebooks.

O contrato com a empresa prevê, além do fornecimento de máquinas, a prestação de serviços de suporte técnico por um período de quatro anos. O investimento da universidade na compra desses equipamentos foi da ordem de R$ 2,4 milhões.

A primeira série do selo foi concedida a um lote de mais de dois mil computadores, entre laptops e notebooks, fornecidos para a USP. Além dos computadores, o Selo Verde também poderá ser aplicado em outros equipamentos eletrônicos, como impressoras e switches (usados na conexão de computadores em rede).




 
            
Internacionalização           GRADUAÇÃO         PÓS-GRADUAÇÃOGESTÃO ADMINISTRATIVA
PESQUISA           Unidade de ensino e pesquisa        Valorização de RH


coordenação Editorial: Assessoria de imprensa da reitoria/USP     .      fale com a assessoria                                                             



>