página inicial
Tecnologia
   - Lixo eletrônico

 

O Centro de Descarte e Reuso de Lixo Eletrônico (Cedir) é uma iniciativa pioneira em termos de órgão público e de instituição de ensino superior e está alinhada com as diretrizes mundiais de Sustentabilidade definidas pela ONU, no World Summit 2005. O projeto foi desenvolvido em parceria com dois programas do Massachusetts Institute of Technology – MIT (MIT S-Lab – Sustentabilidade e MIT I-Lab – Liderança).

Iniciou suas ações no segundo semestre de 2009, que seguem três etapas. A primeira de coleta e triagem de equipamentos eletro-eletrônicos obsoletos, para verificar se podem ser reaproveitados. Em caso positivo, ele é encaminhado para Projetos Sociais na forma de empréstimo, para garantir que este bem de informática retorne ao Cedir e tenha um fim sustentável ao final da sua vida útil.

Na segunda etapa, os equipamentos, que não podem ser reaproveitados por projetos sociais, são encaminhados para a etapa de categorização, quando são pesados, desmontados e separados por tipo de material (plásticos, metais, placas eletrônicas, cabos etc.). Aqueles do mesmo tipo são descaracterizados e compactados. A terceira etapa se refere à reciclagem propriamente dita. Os materiais categorizados são armazenados até o recolhimento por empresas de reciclagem devidamente credenciadas pela USP e não mais encaminhados aos aterros sanitários.



 
            
Internacionalização           GRADUAÇÃO         PÓS-GRADUAÇÃOGESTÃO ADMINISTRATIVA
PESQUISA           Unidade de ensino e pesquisa        Valorização de RH


coordenação Editorial: Assessoria de imprensa da reitoria/USP     .      fale com a assessoria