página inicial
Criação de Polos do Instituto de Estudos Avançados (IEA)

Na gestão da reitora Suely Vilela, a USP avançou nas estratégicas institucionais, como a ampliação dos recursos de articulação institucional do Instituto de Estudos Avançados (IEA), com a entrada em vigor, em maio de 2009, de seu novo regimento, com a normatização para criação e funcionamento de novos polos. A inspiração para essa alteração regimental surgiu do pioneiro polo de São Carlos, criado em 1996.

A partir do novo regimento, o campus que desejar criar polos do IEA, basta que a maioria dos diretores de Unidades de Ensino e Pesquisa do campus interessado envie proposta nesse sentido ao Conselho Deliberativo do Instituto. É o caso dos campi de Ribeirão Preto e Piracicaba. O polo IEA, em Ribeirão Preto, será instalado e inaugurado em novembro, tendo como primeiro coordenador o professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLRP), Oswaldo Baffa Filho.

O IEA tem por objetivo pesquisar e discutir, de forma abrangente, questões fundamentais das ciências exatas, biológicas e humanas, da tecnologia, das artes e das demais áreas do conhecimento, estimulando a geração de novas idéias e contribuindo para a análise de questões sociais e a formulação de políticas públicas.
Com esses novos polos, a USP busca, além da descentralização, o aumento da sinergia entre os diversos setores da Universidade e a sociedade da qual faz parte, respeitando as peculiaridades e vocações de pesquisa de cada campus, e contribuindo com o desenvolvimento regional. A coordenação geral continua com o Conselho Deliberativo do IEA, acrescido dos novos coordenadores de polos do Instituto nos campi do interior.

Internacionalização           GRADUAÇÃO         PÓS-GRADUAÇÃOGESTÃO ADMINISTRATIVA
PESQUISA           Unidade de ensino e pesquisa        Valorização de RH

coordenação Editorial: Assessoria de imprensa da reitoria/USP     .      fale com a assessoria