Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Internacional

Estrutura de Ensino Superior

Graduação

Cursos de graduação na Universidade de São Paulo (USP) são oferecidos em tempo integral ou parcial. A maioria dos cursos de bacharelado e licenciatura tem a duração de 4-, 4½- ou 5 anos, sem a combinação com um programa de mestrado. O currículo de cada curso inclui disciplinas obrigatórias e pode incluir ou não disciplinas eletivas e optativas.

Em virtude de as abordagens de ensino, aprendizado e avaliação variarem consideravelmente entre os diferentes programas de graduação oferecidos na USP, as diferenças, em parte, refletem o modo como os cursos são oferecidos, ou seja, se de maneira integral ou parcial (matutino, vespertino ou diurno, isto é, com aulas tanto de manhã como à tarde), além de afetarem a quantidade de horas exigidas em sala de aula ou trabalho discente extraclasse, haja vista que cursos com ênfase no desenvolvimento de habilidades práticas tendem a envolver quantidades maiores de contato com o corpo docente, enquanto cursos mais teóricos podem requerer mais horas fora do ambiente de sala de aula, e, portanto, mais estudos independentes (ver também Sistema de Créditos e Equivalência de Créditos e Notas).

Pós-graduação

Os chamados cursos de pós-graduação stricto sensu – inclusive os profissionais – são divididos em dois níveis: mestrado e doutorado, os quais podem se distinguir dos demais oferecidos no exterior em termos de estrutura e natureza.

O projeto final de um curso de mestrado é uma dissertação, enquanto a apresentação de uma tese confere ao estudante o título de doutor. Os programas de pós-graduação têm uma orientação fortemente voltada à pesquisa e são estruturados de forma que os estudantes devam cursar disciplinas e elaborar dissertação ou tese. Tanto estudantes de mestrado como de doutorado podem cursar exatamente as mesmas disciplinas, sem distinção de nível, haja vista que não há currículos totalmente fixos que devam ser estritamente seguidos, isto é, estudantes de pós-graduação escolhem disciplinas de acordo com interesses e necessidades de sua pesquisa, sob a supervisão e com o aval de seus orientadores, que são responsáveis por guiar seus estudos, supervisionar a redação de artigos e demais assuntos acadêmicos.

Em relação a estudantes regulares, que receberão titulação e diploma de mestre / doutor na USP, o prazo máximo para a conclusão do curso a partir da data de admissão no programa é de quatro anos para o curso de mestrado e cinco anos para o doutorado, porém, a duração máxima permitida para a conclusão dos cursos é determinada individualmente pela Coordenação de cada Programa de Pós-graduação (a média é de dois a três anos, para cursos de mestrado, e quatro anos, para o doutorado).