Faenquil, a nova unidade uspiana


Em reunião no dia 21 de março, o Conselho Universitário da USP aprovou a incorporação da Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil) à Universidade. Agora, resta apenas a publicação de decreto do governo do Estado para que a transferência seja efetivada e a Faenquil se torne a 38a unidade de ensino e pesquisa da USP. Criada em 1969, a faculdade de Lorena oferece quatro cursos de graduação – Engenharia Industrial Química, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica e Engenharia de Materiais –, mantém programas de mestrado e doutorado e conta com 248 funcionários, 96 professores e 1.650 alunos. Centro de excelência em sua área de atuação, ela deu origem ao Programa Pró-Álcool, criado em 1975 pelo governo federal para incentivar a produção de álcool combustível. “A incorporação da Faenquil possibilita que a USP cumpra sua função social de buscar novas parcerias no ensino superior numa região em que não estava presente”, comemorou a reitora Suely Vilela. O Conselho Universitário aprovou também a incorporação à USP do Colégio Técnico de Lorena (Cotel), vinculado à faculdade, com a recomendação de, daqui a quatro anos, verificar a conveniência de mantê-lo ou não na Universidade.
universidade>>









Lajolo é o vice-reitor


O governador Geraldo Alckmin indicou, no dia 22 de março,
o professor Franco Maria Lajolo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), para o cargo de vice-reitor da USP. Lajolo era o primeiro nome da lista tríplice composta em eleição no dia 14 e encaminhada ao governador. Entre suas prioridades está a maior integração entre as unidades da Universidade. “A integração é um dos pontos importantes para a gestão da professora Suely, ao lado de outras iniciativas que já começaram a ser implementadas, como a internacionalização e o debate sobre a inclusão social.” O novo vice-reitor é professor titular da FCF desde 1977. Especialista em ciência e tecnologia dos alimentos, foi pró-reitor de Pós-Graduação (1992 e 1993) e diretor da FCF.
universidade>>



Perigos e prazeres da comunicação contemporânea


Debate transmitido no dia 17 de março pela Rádio USP FM mostrou que o usuário de internet precisa aprender a usar o computador adequadamente, a fim de evitar o ataque de hackers. No programa, o professor Gil da Costa Marques, que dirige a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) da USP, abordou a segurança do sistema de informação da Universidade, que conta com mais de 26 mil microcomputadores e 60 mil caixas postais. Também no debate, o especialista em segurança de dados Amílcar Brunazzo Filho questionou o uso de urnas eletrônicas nas eleições, dizendo que elas podem ser fraudadas. Apesar dos riscos, há grandes avanços na área tecnológica: a TV digital – em fase de implantação no Brasil – permitirá acesso a informações de forma sem precedentes. Porém, a professora Regina Melo Silveira, da Escola Politécnica da USP, alerta que a escolha do padrão de TV digital a ser adotado no País não deve se restringir a uma decisão técnica, mas precisa levar em conta também aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais. Na Escola de Comunicações e Artes (ECA), o sociólogo Alberto Abruzzese, de Milão, na Itália, falou sobre a comunicação na pós-modernidade.
especial>>







Drogas, tratamento pela voz

Os adolescentes viciados em drogas que ouvem a própria voz alterada pelo uso de tóxicos tendem a se tornar menos resistentes ao tratamento do vício. É o que indica uma pesquisa realizada pelo fonoaudiólogo Christian César Cândido de Oliveira no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Ele fez a experiência de gravar a voz dos adolescentes usuários de drogas que davam entrada no atendimento do HC. A gravação, ouvida logo em seguida, causou forte impacto neles. “Ao perceber os efeitos negativos, o adolescente foi incentivado à abstinência ou à diminuição do consumo até a próxima consulta, para poder perceber as alterações e possíveis prejuízos”, relata Oliveira. pesquisa>>




VAMOS
em DESTAQUE

Futebol em exposição

O futebol é registrado por grandes nomes da arte contemporânea, como Claudio Tozzi (foto), Ivald Granato, José Roberto Aguilar, Aldemir Martins,
Nelson Leirner e Rubens Gerchman, em “Futebol e Arte”, no Espaço Cultural Vivo.

 
É Tudo Verdade

O Festival Internacional do Documentário continua nesta semana em várias salas de São Paulo: no Cinusp, destaque para a Retrospectiva Brasileira Jorge Bodanzky, e no CCBB com filmes de Werner Herzog (foto). Também no Itaú Cultural, acontece a “6a Conferência Internacional do Documentário”, que vai debater as questões estéticas e sociopolíticas que giram em torno da análise do cinema-documentário, contando com a participação de especialistas nacionais e internacionais.
 

Mozart po Constanze

O compositor austríaco é visto sob uma perspectiva feminina em Constanze, coreografia de Mário Nascimento para a Sinfonia no 41 Júpiter. O título refere-se à sua segunda esposa, Constanze Weber, que esteve ao lado de Mozart no final de sua vida, quando já estava doente.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]